O congestionamento nas estradas que chegam em Belo Horizonte aumentou na noite desta segunda-feira na volta do feriado do Dia de Finados. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), longas filas se formam na BR-040, para os motoristas que seguem no sentido Rio de Janeiro / capital mineira, e na BR-381, entre o Espírito Santo e BH. Na BR-381 em Sabará, sentido capital, é grande a fila de carros, que andam a menos de 20 km/h. Não há registro de acidentes graves. A situação ainda pode complicar, pois há previsão de chuva.
Na BR-381, no retorno do litoral capixaba, o fluxo de veículos é grande nas proximidades do trevo de Caeté, na Grande BH, e em Itabira, na Região Central. Longas filas de veículos se formaram na via por causa do grande número de automóveis. O trânsito segue lento, mas sem registro de retenção.
Na BR-040, no sentido Rio de Janeiro / Belo Horizonte a fila de veículos já atinge o trevo de Ouro Preto. De acordo com a PRF, não há registro de acidentes. O congestionamento, que já chega a aproximadamente seis quilômetros, também é provocado pelo grande número de veículos. Na direção entre Brasília e a capital mineira o trânsito segue intenso, mas sem registro de lentidão.
De acordo com a PRF, a tendência é que o fluxo de veículos continue intenso até 22h. Vale lembrar que os caminhões bitrens, carretas, tremiões, cegonheiras e veículos com carga excedente, estão proibidos de circularem em rodovias de pistas simples até às 0h.
Flagras e prisões
A Operação da PRF para o feriado continua flagrando os motoristas que excedem os limites de velocidade. Na tarde desta segunda-feira, policiais conseguiram, através de um radar móvel, detectar vários veículos acima da velocidade permitida. Um carro, uma caminhonete, e três caminhões foram flagrados nas BRs 116,267 e 356, em Leopoldina, na Zona da Mata.
Na BR-381, um passageiro de ônibus que seguia de BH para Ipatinga, no Vale do Aço, foi detido na barreira da PRF em Sabará, acusado de gestos obscenos. Segundo algumas mulheres que viajavam com crianças, ele estava mostrando suas partes intimas. O motorista contou que o homem estava aparentemente alterado. A polícia acredita que ele tenha problemas psicológicos. Ele assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foi liberado.