O crescimento exponencial do carnaval de Belo Horizonte faz com que a prefeitura da capital e outros órgãos responsáveis pelo planejamento e organização do evento já se movimentem para debater a festa de 2016. Portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) instituiu oficialmente a Comissão Especial do Carnaval de Belo Horizonte para o próximo ano. Representantes de 19 órgãos devem se reunir para discutir possíveis mudanças e o processo para a folia.
Leia Mais
Blocos de rua podem se cadastrar para o carnaval de 2016 a partir de sexta-feiraConheça a Corte Real Momesca que vai animar o Carnaval 2016 em BHSavassi é foco de discussões sobre o Carnaval em audiência públicaInscrições para a Corte Momesca do Carnaval 2016 começam nesta semana em BHDe acordo com a PBH, a comissão pode convidar representantes das escolas de samba, dos blocos caricatos, dos blocos de rua, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vara da Infância e da Juventude, da Copasa e da Cemig, assim como integrantes de outras entidades, órgãos públicos e autoridades para colaborar com a organização e planejamento do carnaval 2016.
Entre os integrantes da comissão municipal estão representantes da Belotur, das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Saúde e Governo; da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU); da BHTrans; da Guarda Municipal; da Procuradoria-Geral do Município; da Assessoria de Comunicação Social do município e do Centro de Operações da Prefeitura, além das nove secretarias regionais.
Para o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o objetivo da comissão é integrar os órgãos e prestar o melhor atendimento antes, durante e após o evento. "O carnaval de Belo Horizonte está se consolidando a cada ano e fazendo com que os moradores se apropriem do movimento. Além disso, a festa está atraindo turistas e fomentando a economia da capital. A prefeitura, por meio da Belotur, está atenta a esse movimento e pretende atuar de forma segura, integrada e estratégica a fim de garantir o melhor evento para moradores e foliões", destacou.
Neste ano, o carnaval levou para ruas e avenidas um público 30% superior ao do ano passado, com mais de um milhão de pessoas, segundo estimativas da PBH. Os organizadores dos blocos podem preencher o formulário eletrônico no site www.carnavaldebelohorizonte.com.br.