Virou mania entre os belo-horizontinos comemorar aniversário com piqueniques em parques públicos. É tanta gente querendo fazer refeições ao ar livre, com a tradicional cesta de alimentos e toalhas coloridas forradas na grama, que a chefe do Departamento Sudoeste da Fundação de Parques Municipais, a bióloga e paisagista Edanise Guimarães, resolveu criar uma agenda para os eventos. Mais do que isso, ela teve uma ideia que tem contribuído para o meio ambiente e deixado a capital mineira ainda mais bonita. O aniversariante ganha de presente uma muda de árvore para plantar no parque e passa a ser uma espécie de tutor dela.
Leia Mais
Adesivos com jogo da amarelinha espalhados por ruas de BH animam até adultos Parques de Belo Horizonte ficam abertos até mais tarde a partir deste mês de novembro, até março
Em junho, a gestora financeira Isabella Mota Aguiar, de 36 anos, comemorou o aniversário do filho Gabriel Mota, de 2, na unidade.
Em abril deste ano, a gestora financeira cumpriu a promessa e foi conhecer o espaço público, quando conversou com Edanise e agendou o piquenique do filho.“Eu sempre via pessoas postando fotos de aniversários em parques nas redes sociais. Já é muito comum em parques de São Paulo e do Rio de Janeiro e agora virou mania também em BH.”
Isabella conta que convidou cerca de 30 crianças, mas como sua família é muito grande, compareceram cerca de 70 pessoas. Muitos convidados não sabiam do projeto de plantar árvores e ficaram encantados. “O encontro foi muito direcionado para as crianças, sem bebida alcoólica. O lugar tem área de lazer e contratei um animador de festas que fez um passeio com elas pelo parque”, disse a mãe.
Manejo A gerente Edanise é responsável pelo manejo e arborização de 15 parques da capital e conta que a onda dos piqueniques começou há dois anos, mas os pedidos só aumentam.
Edanise conta que o projeto começou com o plantio de uma árvore durante um casamento no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Bairro Buritis, Região Oeste. “Foi um casamento com a presença de um juiz de paz e 40 convidados. Dei de presente um pau-brasil para a noiva plantar e ela ficou muito emocionada. O casal se mudou para o Rio de Janeiro e até hoje a gente se fala”, conta a gerente.
O Jacques Cousteau é muito visitado por escolas infantis. Toda sexta-feira, a professora Elisa Alves leva seus alunos de 6 e 7 anos da Escola Municipal Mestre Ataíde para passear no espaço.
serviço
O Parque Municipal Jacques Cousteau fica na Rua Augusto José dos Santos, 366, no Bairro Betânia. Funciona de terça a domingo, das 7h às 18h. Os aniversários podem ser agendados pelo telefone
(31) 3277-5972. O lugar oferece várias opções de lazer, como brinquedos, academia a céu aberto e trilha ecológica..