Jornal Estado de Minas

Governo autoriza concurso para 560 vagas no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais


Devem ser divulgados nos próximos dias os editais completos do concurso para 560 vagas no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Na quarta-feira, foi publicado no diário oficial Minas Gerais a autorização do edital para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros (CFO), com previsão de 30 vagas, e para o Curso de Formação de Soldados (CFSD), com 500 vagas para combatentes e 30 para especialistas.

O concurso será coordenado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). A escolaridade exigida para ambos os concursos é o ensino médio. Das vagas oferecidas para o CFO, 27 são para o homens e três para mulheres. O curso de formação tem duração de três anos, com previsão de início em 6 de fevereiro de 2017.

Para o Curso de Formação de Soldados serão oferecidas 500 vagas para o quadro de soldados combatentes, sendo 450 para o sexo masculino e 50 para o sexo feminino. O curso de formação tem duração de oito meses.

Já para o quadro de soldados especialistas serão oferecidas 30 vagas para as especialidades: mecânico de motor a diesel (11 vagas), mecânico de motor a gasolina/álcool (2 vagas), eletricista de autos (2 vagas), técnico em informática/rede de computadores (8 vagas), técnico em eletrônica (2 vagas), técnico em eletrotécnica (2 vagas) e técnico em telecomunicações (3 vagas).

Os aprovados terão direito a vencimento, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Atualmente, um soldado de 2ª Classe recebe salário de R$ 3.506,40 e um cadete do 1º ano, R$ 5.016,89.

Em outubro, o capitão Thiago Miranda, da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, disse que a Região Metropolitana de Belo Horizonte tem um déficit de cerca de 600 bombeiros.
Atualmente são 1,4 mil e o número próximo do ideal é de 2 mil. A informação foi repassada ao Estado de Minas depois que um incêndio na Serra do Curral ameaçou residências no Bairro Comiteco, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele disse que o número ideal no estado seria um efetivo de 8 mil bombeiros.

Exigências

Ser brasileiro nato, para o cargo de oficial, ou nato ou naturalizado para o cargo de soldado; Possuir idoneidade moral; Estar quite com as obrigações eleitorais e militares; Ter no mínimo 18 (dezoito) anos e no máximo 30 (trinta) anos de idade na data de inclusão (início do curso); Altura mínima de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros); Ter aptidão física; Ser considerado indicado em avaliação psicológica; Ter sanidade física e mental; Não ser contraindicado em exame toxicológico; Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de bombeiro militar, dentre outras. Para o preenchimento das vagas do Quadro de Especialistas, além dos requisitos previstos nos itens anteriores, deverá possuir formação técnica referente a vaga a que se candidatar. Mais informações podem ser obtidas no site da corporação. .