(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade relativa do ar chega a 22% em BH, a mais baixa desde o início deste mês de novembro

Termômetros marcam 35,8ºC, temperatura mais alta para um mês de novembro desde 1954


postado em 05/11/2015 15:50 / atualizado em 05/11/2015 17:04

Em dias muito quentes, a umidade relativa do ar tende a baixar e população deve ficar atenta para evitar problemas respiratórios(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 16/10/2014)
Em dias muito quentes, a umidade relativa do ar tende a baixar e população deve ficar atenta para evitar problemas respiratórios (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 16/10/2014)

A umidade do ar volta a baixar em Belo Horizonte e Região Metropolitana, região do Rio Doce, Norte e Noroeste do estado de Minas Gerais. Nesta quinta-feira, o índice ficou em 22% na capital mineira, o mais baixo desde o início deste mês de novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já a temperatura chegou aos 35,8ºC, a maior para um mês de novembro desde 1954.

O alerta de baixa umidade do ar, emitido também pela Defesa Civil e TempoClima, da PUC Minas, vale para esta quinta-feira e para a tarde da sexta-feira, apesar da possibilidade de, na sexta, ocorrerem pancadas isoladas de chuvas. Mesmo assim, a previsão é de que a umidade relativa do ar fique entre 20% e 25%, enquanto o recomendável é em torno de 60%.

"Já tivemos situações piores. A umidade chegou a 10% mês passado. Subiu e, entre os dias 27 e 28 de outubro, chegou a 79%, quando choveu. Mas dia 1º de novembro já estava em 40% e foi só caindo", afirma o meteorologista Luiz Ladeia, do Inmet.

"No momento, há uma frente fria atuando em São Paulo e pode chover em São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo. Ontem, na Zona da Mata, choveu, mas apenas 4,5 milímetros", afirma Ladeia. Segundo ele, hoje pode chover novamente na Zona da Mata, Campos das Vertentes, região Sul e Triângulo Mineiro, onde o índice de umidade não está tão baixo.

Já em Belo Horizonte, para essa sexta-feira há previsão de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva. Porém, se chover, serão pancadas isoladas. Chuva um pouco mais contínua, segundo o meteorologista, pode ser esperada a partir da segunda quinzena de novembro.

Nos dias quentes e secos, nunca é demais recordar alguns cuidados
- Evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa;
- O tempo seco aumenta o risco de incêndios em matas. Por isso, não se deve fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça e em hipótese nenhuma devem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos;
- É preciso beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Preferir alimentos leves e frescos como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evitar frituras;
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios, deve-se procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, é importante avisar imediatamente ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar.
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte/TempoClima - PUC Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)