A presidente Dilma Rousseff comentou no final da tarde desta sexta-feira a tragédia no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Região Central de Minas Gerais. Pelo Twitter, Dilma afirmou que recebeu com pesar a notícia do rompimento das barragens. Ela informou que ligou para o governador Fernando Pimentel colocando à disposição da administração estadual a ajuda do governo federal. A presidente ainda afirmou que o governo federal vai liberar o saque do FGTS para os atingidos. A população terá acesso ao valor de até R$ 6,2 mil para as despesas imediatas. Para possibilitar o saque, o governo de Minas precisa reconhecer o estado de emergência local, informa a nota da Secretária de Imprensa.
Leia Mais
Tudo que você precisa saber para ajudar desabrigados de Mariana Delegacia Especializada de Crimes Contra o Meio Ambiente já apura acidente em barragemEspecialistas apuram relação de tremores com desastre em barragensRepórteres do Estado de Minas foram os primeiros a chegar ao local da tragédia; assistaQuantidade de rejeitos despejados por mineradora equivale a quase nove lagoas da PampulhaRompimento de barragens em Mariana: siga em tempo real o atendimento e resgate às vítimasTsunami de lama avança mais de 100 quilômetros e pode chegar ao Espírito Santo Comitê teme poluição de água em cidades mineiras com detritos de barragensFamília faz apelo em busca de criança desaparecida na tragédia em Bento RodriguesCerca de 50 animais são resgatados em tragédia em Bento RodriguesDilma disse que as Forças Armadas, em especial o Exército, estão a postos para colaborar nos trabalhos de busca. Ela lembrou na rede social que o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o Secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, já estiveram, na manhã de hoje, na região atingida.
O acidente foi registrado por volta das 15h de quinta-feira, quando a Barragem do Fundão, carregada de rejeitos minerais, se rompeu e provocou uma onda de lama que se propagou e atingiu a Barragem de Santarém, constituída de água. A mistura de água e rejeitos atingiu toda a comunidade de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas. Todo o município foi esvaziado.
Até o momento, uma morte foi confirmada. Treze operários que trabalhavam no local no momento do acidente seguem desaparecidos. As causas da tragédia estão sendo apuradas em um inquérito civil aberto pelo Ministério Público.
Com informações de Alessandra Alves.