A Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, divulgou uma nota, no início da noite desta sexta-feira, informando que a lama advinda do rompimento das barragens da mineradora Samarco em Bento Rodrigues deve atingir as águas do Rio Doce na madrugada do próximo domingo, 8. Com isto, o abastecimento de água no município será cortado.
Leia Mais
Comitê teme poluição de água em cidades mineiras com detritos de barragensFamília faz apelo em busca de criança desaparecida na tragédia em Bento RodriguesCerca de 50 animais são resgatados em tragédia em Bento RodriguesTudo que você precisa saber para ajudar desabrigados de Mariana Agência recomenda suspender captação de águas do Rio Doce afetadas por lama e rejeitosEnquanto aguarda notícia dos desaparecidos, quem escapou conta como perdeu tudoRecuperação ambiental na região de Bento Rodrigues vai demorar de 10 a 15 anosO órgão informou ainda que este procedimento está sendo adotado por todas as operadoras onde a água com lama já passou, como outros SAAEs e Copasa. Nos casos citados, o tratamento foi suficiente e não houve necessidade de interromper o abastecimento. A prefeitura afirmou que os reservatórios estão cheios, mas pediu à população que economize água.
Enchente
A Defesa Civil do município descartou o risco de enchente e esclareceu que a chegada de lama às águas do Rio Doce não significa inundação e que o rio permanecerá no leito..