Ajuda veio tanto individualmente como de coletivos. Imbuídos do espírito de solidariedade, alunos e professores do curso de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) foram até a arena prestar auxílio aos desabrigados. Com jaleco branco e estetoscópio, os estudantes pretendiam, além de cuidar de eventuais enfermidades, levar conforto e amparo para que estava lá. “Trouxemos colchões e doações. Também queremos dar um apoio emocional aos parentes das vítimas”, informou o professor Alexandre de Almeida Barra.
No distrito vizinho a Bento Rodrigues, Santa Rita Durão, moradores continuaram a mobilização, iniciada horas depois da tragédia, em solidariedade aos parentes e amigos desabrigados. O distrito foi o primeiro ponto de apoio, no município, aos que necessitavam de roupas, comida e medicamentos. Voluntários arrecadavam doações e colchões, no anexo da Escola Municipal Sinhô Machado, localizada em frente à Policlínica Distrital.
ACOMODAÇÕES O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, informou, durante coletiva à imprensa, que 70 famílias seriam encaminhadas a hotéis. O município solicitou que a Samarco arque com todos os custos de hospedagem até que as famílias possam ser transferidas para casas que serão alugadas e mobiliadas pela empresa. “Os atingidos têm que sentir que são atendidos pelo poder público. A Samarco e o município se comprometem a arcar com aluguéis, enquanto as famílias não tiveram casas próprias”, afirmou o prefeito. Esse número de famílias encaminhadas para hotéis pode ser maior, porque os desalojados continuam chegando. Além do hotel, algumas famílias de Bento Rodrigues foram levadas para oito casas e um alojamento para 15 pessoas, conforme disse o promotor de Justiça de Mariana, Antônio Carlos de Oliveira. As moradias ficam no distrito de Antônio Pereira.
DE FORA A ajuda a Mariana começa a chegar, também, de outras cidades próximas. O prefeito de Contagem, Carlim Moura, enviou para lá toda a sua equipe de Defesa Civil, coordenada pelo engenheiro Orville Napoli, assim como parte de seu destacamento da guarda municipal. Segundo Orville, a equipe viajou ontem mesmo, levando cobertores e pronta para ajudar no que for preciso. “Nosso pessoal é preparado para emergências, para ajudar no que a Defesa Civil de Mariana determinar”, disse.
Em São João del-Rei, o prefeito Professor Helvécio, que também preside a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, lançou uma campanha local para que sejam feitas doações, sendo disponibilizados seis postos para coletar o material doado. Ele falou sobre semelhanças entre as duas cidades. “São João e Mariana são cidades históricas. Ambas convivem com minerações em seus limites. É preciso ter um cuidado redobrado com esse tipo de atividade.”
O Pronto Socorro de Belo Horizonte, que já tem roteiro traçado para o caso de calamidades, está em estado de alerta para atender vítimas da tragédia. Médicos estão a postos e eleitos foram disponibilizados. A partis de hoje, a Cruz Vermelha trabalhar 24 horas por dia para receber doações.
Liberação do FGTS
O governo federal vai liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos pelo rompimento das barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Marina, informou ontem a presidente Dilma Rousseff, ao lamentar a tragédia, pelo Twitter. Para possibilitar o saque, o governo do estado precisa reconhecer o estado de emergência local, informa a nota da Secretária de Imprensa. O governador Fernando Pimentel e deputados estaduais estiveram no local da tragédia e afirmaram que o monitoramento das barragens em Minas será reforçado. “O aspecto visual é terrível. Um desastre ambiental de grande proporções”, avaliou Pimentel. Ex-governador de Minas (2003-2010), o senador Aécio Neves (PSDB) afirmou que “o momento é de solidariedade”.
Serviço
Como apoiar Mariana
Locais para doações em BH
Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)
» Avenida Cristóvão Colombo, 683, Bairro Funcionários
» Das 9h às 19h (inclusive finais de semana) (31 3349-2400)
Cruz Vermelha
» Alameda Ezequiel Dias, 427, na região hospitalar
» Diariamente, as 24 horas do dia, (31) 3239.4211 ou (31) 3239.4223
Faculdades Newton Paiva
» Unidade Buritis I, Rua José Cláudio Rezende , 420, Bairro Buritis
» Unidade JK, Avenida Presidente Carlos Luz, 220, Caiçara
» Unidade 800, Avenida Presidente Carlos Luz , 800, Caiçara
» Unidade Silva Lobo, Avenida Silva Lobo, 1.730, Grajaú
» Todos os dias das 8h às 18h
(4005-9019)
LBV
» Avenida Cristiano Machado, 10.765, Bairro Planalto
» Das 8h às 18h
» (31) 3490-8101 ou ww.lbv.org/blog
Lojas Zags
» Rua Pouso Alegre, 1011, loja B, Shopping Floresta, Bairro Floresta
» Das 8h às 18h
ZCA Adnibistralçao Imobiliária
» Rua Nélson Soares de Faria, 408, Cidade Nova
» Das 8h às 18h
Chiara Pontelo
» Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1825, Sion
» Das 8h às 18h
Em dinheiro
Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
» Banco do Brasileira
» Agência: 2279-9
» Conta corrente: 10.000-5
» CNPJ: 18.295.303/0001-44
» Prefeitura Municipal de Mariana