Leia Mais
Solidariedade ao máximo: Prefeitura de Mariana pede para suspender doaçõesSecretária diz que menino de 7 anos morreu no desastre de MarianaEstudo de 2013 alertava para risco de barragem romperTsunami de lama avança mais de 100 quilômetros e pode chegar ao Espírito Santo Lama das barragens de Bento Rodrigues já está próxima de Governador ValadaresMinistério Público capixaba vai abrir inquérito para apurar consequências da tragédia de Mariana no ESLama que vazou de barragens em Mariana chega a Ipatinga, no Vale do Rio DoceO boletim de monitoramento informa que a previsão é que a onda de cheia atinja Colatina na tarde de segunda-feira e Linhares, na noite de segunda para terça-feira (10), ambas no Espírito Santo. A cerca de 60 quilômetros de Linhares, por estrada de rodagem, está o distrito de Regência, onde o Rio Doce desemboca no mar. O Serviço Geológico do Brasil informa que a onda de cheia não vai causar, necessariamente, enchentes nos municípios.
Localizadas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, as barragens de Fundão e Santarém se romperam na tarde de quinta-feira (6), inundando a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que há pelo menos 13 desaparecidos e que uma pessoa morreu.
O Serviço Geológico do Brasil monitora continuamente o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce que abrange o leste de Minas Gerais e do Espírito Santo. O objetivo é alertar 15 municípios da bacia quanto ao risco de ocorrência de enchentes. Os municípios são: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galileia, Conselheiro Pena e Aimorés, no estado de Minas Gerais, e Baixo Guandu, Colatina e Linhares no Espírito Santo.
A prefeitura de Linhares divulgou um comunicado em que não menciona o risco de enchentes.
A prefeitura de Colatina informou que está monitorando a situação e a previsão é que ao longo da cidade o nível do Rio Doce seja elevado em cerca de 1,5 metros. Em nota, a prefeitura diz que não há razão para alardes sobre inundações no município.
A prefeitura de Governador Valadares, município que tem previsão de ser atingido pela onda de cheia na madrugada do domingo, também divulgou comunicado informando que a lama deverá passar pela calha do Rio Doce. A Defesa Civil local prevê que o rio permanecerá no seu leito, sem provocar inundação..