O delegado regional de Ouro Preto, Rodrigo Bustamante, informou que abriu um inquérito policial para apurar o rompimento de duas barragens no Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Em coletiva de imprensa, na tarde deste sábado, Bustamante também confirmouque, na segunda-feira, haverá uma equipe da Polícia Civil que irá fazer a documentação para os moradores que perderam tudo com a tragédia.
O rompimento das barragens de Fundão e Santarém, de propriedade da Mineradora Samarco, devastou 158 das 180 residências de Bento Rodrigues e ainda atingiu seis outros distritos. No início da noite, a lista de desaparecidos continha 28 pessoas. Até o momento, 557 pessoas estão abrigadas em hotéis e 200 pessoas em casas de parentes.
Laudo técnico
Uma equipe de especialistas do Ministério Público vai investigar as causas do rompimento das barragens e a previsão é que o laudo técnico fique pronto em 30 dias, segundo Diogo Franco, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).