Continua o combate ao incêndio de grandes proporções que causa destruição do Parque Estadual da Lapa Grande, importante área de sítios arqueológicos e nascentes, situado próxima a área urbana, no município de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Nesta terça-feira, aproximadamente 100 homens, dentre bombeiros e brigadistas do IEF (Instituo Estadual de Floresta), Defesa Civil municipal e voluntários, trabalham diretamente tentando conter as chamas.
Leia Mais
Incêndio no Parque Estadual Lapa GrandeIncêndio em parque estadual atinge área de sítios arqueológicos em Montes ClarosIncêndio destrói topa tudo e bombeiros salvam animal em meio às chamas em Contagem Ventania e calor prejudicam bombeiros no sexto dia de combate a incêndio em Montes ClarosBombeiros encerram quinto dia de trabalho, mas fogo ainda atinge parque de Montes ClarosOs danos ambientais são incalculáveis, pois várias espécies de árvores foram completamente destruídas e viraram cinzas. Durante o combate os bombeiros presenciaram vários animais que morreram queimados. Atualmente 30 % do abastecimento de água do município de Montes Claros vêm dos rios localizados no Parque da Lapa Grande.
A área de proteção ambiental conta com 58 grutas, sendo a maior delas, da Lapa Grande, com 2,2 quilômetros de extensão. O parque reúne 47 sítios arqueológicos, com pinturas rupestres e objetos, que marcam a presença humana na região há mais de 8,5 mil anos. .