Jornal Estado de Minas

Parques de Belo Horizonte ficam abertos até mais tarde a partir deste mês de novembro, até março


Parques de Belo Horizonte passam a ter novo horário de funcionamento, com mais tempo para descanso e lazer a partir deste mês de novembro.

Oito parques já funcionam em novo horário, abertos das 8h às 20h, de terça-feira a domingo. E aos poucos outros também farão parte do Projeto Parques de Verão, criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais (FPM). O novo horário deve permanecer até março. Durante as segundas-feiras, os parques fecham para manutenção e limpeza.

"Nosso objetivo é que as pessoas ocupem esse espaço, que é nosso. Queremos trazer a população para dentro dos parques, dos espaços públicos, que são prazerosos", afirma a presidente da FPM, Karine Paiva. Segundo ela, desde o início do mês os parques começaram a funcionar em horário estendido, um de cada vez, conforme resolvidas questões básicas como ajuste do quadro de funcionários, limpeza etc. Por isso não é possível precisar a data exata em que o projeto teve início e somente nesta terça-feira a prefeitura fez a divulgação do projeto.


A escolha dos parques foi de acordo com um levantamento das características de cada espaço e o envolvimento da comunidade. Também foram levados em consideração para por o projeto em prática o horário de verão, em que a iluminação natural é aproveitada por mais tempo, e o calor, já que as noites quentes favorecem a ocupação desses espaços.

 

"O parque Vencesli Firmino, por exemplo, no Bairro Castelo, Região da Pampulha, tem equipes de futebol, vôlei e petequeiros. É uma oportunidade a mais, aproveitar esses jogos até as 20h", continua Karine.

São os seguintes os parques que já funcionam até mais tarde:

Ecológico e de Lazer do bairro Caiçara (região Noroeste)
Vencesli Firmino da Silva (Pampulha)
Fazenda Lagoa do Nado (Pampulha)
Universitário (Pampulha)
Ursulina de Andrade Mello (Pampulha)
Elias Michel Farah (Pampulha)
Cássia Eller (Pampulha)
Pedro Machado (Oeste)

PARQUE MUNICIPAL A Fundação de Parques Municipais estuda também um horário estendido para o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que a partir de dezembro funcionará das 6h às 19h45.

Karine lembra que além de oferecer lazer o Parque Municipal funciona como um espaço de travessia, o que torna ainda mais importante ficar aberto até mais tarde. Segundo ela, estão sendo analisadas questões como horário de funcionários, manutenção de banheiros e o apoio da Guarda Municipal. Por isso, só a partir de dezembro o parque deverá abrir até mais tarde.

Mesmo assim, há a necessidade de fechar 15 minutos antes, às 19h45. O funcionamento dos brinquedos em horário estendido está sendo discutido com os concessionários. "Vamos ver se há interesse", diz Karine. 


.