Os deputados Fred Costa (PEN) e João Magalhães (PMDB) conseguiram nesta terça-feira o número de assinaturas suficiente para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que terá o objetivo de acompanhar e investigar as barragens e minerodutos do estado de Minas Gerais.
Leia Mais
Bloco governista aprova CPI para acompanhar barragens e minerodutos em Minas GeraisCidades ficam alerta por causa de vazamento em minerodutoEstudo de 2013 alertava para risco de barragem romperEm Minas, 42 barragens de rejeito não têm garantia de estabilidadeChegada da lama ao Rio Doce leva medo e caos a Governador ValadaresCom isso, o deputado Fred Costa informou que o requiremento será entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (PMDB), por volta do meio-dia dessa quarta-feira. "Esse número expressivo de assinaturas demonstra não só a preocupação da casa em torno da tragédia ocorrida em Mariana, mas o clamor popular", afirmou Costa.
Ele espera que tão logo o requerimento seja entregue, o presidente Adalclever Lopes tome as providências cabíveis o mais rápido possível para que a CPI comece a atuar. "Dada a magnitude dos últimos acontecimentos, esperamos que seja o mais célere possível, pois a sociedade cobra uma resposta. Em 2001, foi em São Sebastião das Águas Claras; em 2003, em Cataguases; em 2007, em Miraí; e agora essa tragédia infinitamente superior", afirmou.
A CPI deverá investigar não só o rompimento das barragens em Mariana, mas todas as barragens e ação dos minerodutos do estado.
.