A lama que devastou povoados e castiga o Rio Doce por conta do rompimento de duas barragens da Samarco em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, segue assolando Governador Valadares, a maior cidade da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, com cerca de 280 mil pessoas. O gerente-geral da Usina Hidrelétrica de Baguari, Walter Leite, informou que a vazão do manancial diminuiu e agora a impressão é que os resíduos da mineração estão ainda mais concentrados na água.
Leia Mais
Imagens de satélite mostram Bento Rodrigues antes e depois de tragédiaPrefeito quer que Dilma veja de perto estragos da tragédia em MarianaEm Governador Valadares, moradores começam saga em busca de águaTragédia em MarianaConta de água fica 10% mais cara em Governador Valadares Após abastecimento ser suspenso, água chega às regiões baixas de Governador ValadaresEspírito Santo terá 'Arca de Noé' para salvar peixes antes da chegada da lama das barragensIsso significa que a situação da captação de água em Valadares ainda está longe de ser resolvida. Testes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) municipal mostraram que a concentração de ferro bateu 10 mil vezes acima do permitido para tratamento.
A Polícia Federal da cidade suspendeu, ness quarta-feira o expediente por conta da falta de água. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, apenas o plantão está funcionando e os serviços normais só serão retomados quando o abastecimento estiver normalizado.
MAIS PROBLEMAS O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce está reunido neste momento em Governador Valadares para avaliar a situação do manancial. Prefeitos da Região Leste de Minas estão participando do encontro. O prefeito de Galileia, Rômulo Gonçalves (PMDB) informou que os cerca de 8 mil moradores estão completamente desabastecidos, pois a única captação é do Rio Doce. "Estamos desde terça-feira sem água, uma situação extremamente complicada. Fiz o pedido de seis caminhões-pipa para a Samarco e tive a notícia que dois já estão sendo enviados", afirma o prefeito que também decretou calamidade pública na cidade.
.