Moradores atingidos pelas barragens em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, na Região Central de Minas, decidiram, em reunião, continuar hospedados em hotéis e querem garantias por escrito da Samarco em relação aos seus direitos, como o pagamento de uma renda mensal fixa. A reunião aconteceu na Igreja do Carmo e a imprensa não teve acesso.
Leia Mais
Dilma sobrevoa área do desastre em Mariana uma semana após rompimento de barragensBombeiros ainda não têm previsão para usar máquinas em buscas em MarianaInternautas cobram posição de Sebastião Salgado sobre tragédia de MarianaMãe de criança promete continuar estudos para homenagear a filhaTragédia em MarianaMoradores de Bento Rodrigues votam pela reconstrução da comunidadeFamília de idoso denuncia superlotação e demora para marcar cirurgia em BetimPolícia Civil encontra mansão de traficante em Ribeirão das Neves, na Grande BHSegundo o representante do Ministério Público, as famílias não vão receber um salário mínimo, mas um valor a ser calculado de acordo com a necessidade de cada uma delas. A Samarco, segundo ele, já se manifestou favorável e o primeiro pagamento deve sair em dezembro. Para isso, cada família receberá um cartão.
"As famílias decidiram que somente sairão dos hotéis se essa for uma vontade coletiva, o que vão decidir na próxima semana". O promotor fez mais um alerta aos desabrigados que estão sendo procurados nos hotéis por pessoas oferecendo serviços de advogado, para que elas não sejam iludidas por essas pessoas.
A preocupação dele é que esses supostos advogados possam se aproveitar da humildade dessas pessoas e as façam assinar documentos sem saber realmente do que se trata. “É claro que elas têm o direito de reivindicar os seus direitos”, segundo o promotor, mas ele as orienta não assinar nada sem auxílio jurídico. Devem procurar apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública de Mariana e levar esses documentos para serem analisados antes de assinar.
.