O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, confirmou, nesta sexta-feira, a existência de uma fissura em uma das três camadas da barragem Germano, da Samarco, em Mariana, na Região Central do Estado. As dimensões da falha e o volume da barragem ainda não foram informados pela mineradora.
Leia Mais
Moradores de Bento Rodrigues dão ultimato à SamarcoPrefeito de Mariana quer R$ 500 milhões da Samarco para vítimas de tragédia ambientalDoenças são novo perigo após tragédia de Mariana Foram emitidos mais de 600 novos documentos para vítimas da tragédia em MarianaLiminar determina paralisação de experimento científico com cães na Universidade de ViçosaSobe para sete o número de mortos na tragédia de MarianaJustiça mineira bloqueia R$ 300 milhões da SamarcoSegundo Duarte Junior, a barragem está sendo monitorada durante 24 horas, com base em cálculos que medem o risco de rompimento. Os dados são informados diariamente ao governador Fernando Pimentel
Em uma escala de zero a dois, sendo que no índice abaixo de um a probabilidade de acidente é mais elevado, a camada Celinha, onde foi detectado o problema, está com 1,22, conforme explicação do prefeito. Já as demais camadas se encontram com os números de 1,47 e 1,70, respectivamente. Por enquanto, o governo de Minas não vai enviar uma equipe ao local.
A Samarco disse ao prefeito que há, de fato, um problema na barragem da Samarco e que está acompanhando a situação.