O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, confirmou, nesta sexta-feira, a existência de uma fissura em uma das três camadas da barragem Germano, da Samarco, em Mariana, na Região Central do Estado. As dimensões da falha e o volume da barragem ainda não foram informados pela mineradora.
Segundo Duarte Junior, a barragem está sendo monitorada durante 24 horas, com base em cálculos que medem o risco de rompimento. Os dados são informados diariamente ao governador Fernando Pimentel
Em uma escala de zero a dois, sendo que no índice abaixo de um a probabilidade de acidente é mais elevado, a camada Celinha, onde foi detectado o problema, está com 1,22, conforme explicação do prefeito. Já as demais camadas se encontram com os números de 1,47 e 1,70, respectivamente. Por enquanto, o governo de Minas não vai enviar uma equipe ao local.
A Samarco disse ao prefeito que há, de fato, um problema na barragem da Samarco e que está acompanhando a situação. "Qualquer pequena fissura para gente é muito grande", alertou Duarte Júnior. O prefeito disse temer que um novo rompimento leva uma enxurrada de rejeitos de minério à comunidade de Camargos.