Jornal Estado de Minas

Padre Victor será beatificado neste sábado

Milhares de pessoas são esperadas neste sábado em Três Pontas, no Sul de Minas, para participar da cerimônia de beatificação do padre mineiro Francisco de Paula Victor (1827-1905), o Padre Victor. Uma solenidade está prevista para o aeroporto local, presidida pelo bispo Diamantino Prata de Carvalho. O rito de beatificação será conduzido pelo prefeito da Congregação da Causa dos Santos da Santa Sé, cardeal Angelo Amato.


Depois da beatificação, Padre Victor poderá se tornar o primeiro santo negro brasileiro. Para isso, será necessário mais um milagre. O primeiro reconhecido pelo Vaticano foi o da professora Maria Isabel de Figueiredo, de 37 anos, moradora de Três Pontas, que conseguiu realizar o sonho de ser mãe, depois de sucessivas tentativas para engravidar. Esse caminho culminou num aborto espontâneo, na descoberta de que uma das trompas era totalmente obstruída e numa gravidez tubária – decorrente de ovulação induzida.

Padre Victor é o terceiro beato com trabalhos pastoral e social fortes em Minas. O primeiro foi o holandês Beato Padre Eustáquio (1890-1943), numa cerimônia no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em 15 de junho de 2005. Oito anos depois, o Sul de Minas também reuniu milhares de católicos para celebrar, em Baependi, a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica (1810-1895).

.