Moradores de Bento Rodrigues começam a receber o auxilio de um salario mínimo já na próxima semana. O prefeito de Mariana, Duarte Junior, afirmou que a Samarco entregou no fim da noite de sexta-feira ao Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) o plano de ajuda às famílias atingidas pelo rompimento de duas barragens de rejeitos. Entre as medidas está o repasse da verba e a retirada das vítimas de hotéis. Neste sabado, duas casas serão entregues.
"A Samarco mineração respondeu à solicitacao do MP e da arquidiocese de Mariana e até a próxima sexta-feira vai criar um cartão para cada chefe de familia. Esse cartao nao é indenização", afirmou Duarte Junior.
O valor da indenização não agradou a todos os moradores. As famílias com muitos filhos reclamaram que o recurso não é suficiente. "Solicitamos que pudesse dar mais 20% para cada membro da família, mas ainda não nos responderam. Estamos aguardando a empresa responder, porque acreditamos que é responsabilidade dela", disse o prefeito.
Como a Samarco atendeu à recomendação sobre o pagamento de um auxílio às famílias, a prefeitura não vai mais utilizar os R$ 400 mil recebidos de doações, neste primeiro momento. "O dinheiro continua na conta, com certeza vai aumentar porque continuam as doações. Esse dinheiro, a comissao vai definir o uso. Depois que a empresa reconstruir tudo que se perdeu, queremos fazer algo que não for feito e que a comunidade quer" completou.
Outra medida que começa a ser atendida pela Samarco é a retirada das 631 familias dos hotéis para casas. Segundo o prefeito, duas famílias serao levadas para residências neste sabado. Os custos de aluguel, mobília e alimentação serão de responsabilidade da empresa.