O governador Fernando Pimentel (PT) anunciou em entrevista coletiva na tarde deste sábado que a captação de água no Rio Doce será retomada e o abastecimento público de Governador Valadares vai começar a voltar ao normal a partir de segunda-feira.
Leia Mais
Três nomes são retirados da lista de desaparecidos na tragédia de MarianaBombeiros trabalham pela abertura de acessos e ruas em Bento RodriguesSamarco vai pagar um salário mínimo para famílias vítimas da tragédia de MarianaBombeiros cogitam retirar seis nomes da lista de desaparecidos de MarianaPopulação de Governador Valadares segue enfrentando longas filas por água"Dificilmente nós vamos encontrar os desaparecidos com vida", diz PimentelSamarco garante que Barragem do Germano está estávelVídeo do SAAE mostra como a substância funciona
Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Valadares, Omir Quintino de OLiveira, o fim de semana será de seguidos tratamentos da água para fazer uma espécie de retrolavagem das estações, que ainda estão com muitos resíduos . "A partir de segunda-feira a água começa a ser enviada para à população. A previsão é que em quatro dias todos os moradores estejam atendidos", afirma.
De acordo com as autoridades presentes na coletiva, duas obras de captação alternativa serão realizadas em Valadares, sendo uma no Rio Suaçuí Pequeno e outra no Suaçuí Grande, com o objetivo de resguardar a cidade para outros problemas que por ventura possam aparecer. A lama das barragens da Samarco ainda está correndo pela calha do Rio Doce e em algum momento ela pode se concentrar mais. As obras são para evitar algum problema em função disso, de modo que caso a cidade precise, as captações do Suaçuí serão ativadas.
O sistema emergencial da prefeitura - com a distribuição de água mineral e água potável em pontos da cidade - será mantido até que o sistema seja totalmente restabelecido. A intenção a prefeitura é chegar a 30 pontos, mas hoje apenas oito estavam funcionando. .