A Samarco divulgou uma nota, na tarde deste sábado, onde garante a estabilidade da Barragem do Germano, próxima às barragens do Fundão e Santarém, que romperam em Mariana na semana passada, causando a morte de sete pessoas.
Leia Mais
Tragédia em MarianaTrês nomes são retirados da lista de desaparecidos na tragédia de MarianaPimentel anuncia que captação de água no Rio Doce será retomadaBombeiros trabalham pela abertura de acessos e ruas em Bento RodriguesPopulação de Governador Valadares segue enfrentando longas filas por águaConheça as histórias dos pequenos Thiago e Emanuelly, vítimas da tragédia de Mariana"Dificilmente nós vamos encontrar os desaparecidos com vida", diz Pimentel“O maciço principal da barragem de Germano está com fator de segurança acima de 1,9. O fator de 1,00 significa que a estrutura está no seu limite de equilíbrio. Umas das estruturas auxiliares, de menor porte, denominada dique de Selinha, apresenta fator de segurança acima de 1,2.”, diz a mineradora, reconhecendo que o fator de segurança está abaixo do mínimo recomendado. “A informação do monitoramento e das inspeções indicam que a estrutura está estável apesar de o fator de segurança estar abaixo do mínimo recomendado pela norma brasileira (NBR13028), em condições normais de operação”.
A empresa ainda afirma que, como medida de segurança adicional, estão em andamento trabalhos preventivos de reforço na base do dique de Selinha, para “elevar o coeficiente de segurança”.
Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, as chuvas de sexta-feira e deste sábado não impactaram a barragem. .