O ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT) esteve na Escola Municipal Dom Luciano para acompanhar o retorno às aulas de crianças que foram atingidas pela tragédia com as barragens em Bento Rodrigues e Paracatu. Patrus anunciou que as comunidades que tenham máquinas do PAC das máquinas poderão usá-las para obras de reconstrução. Além disso, os agricultores familiares que receberam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e foram atingidos vão ter a dívida perdoada.
Leia Mais
"Multas são irrisórias", diz coordenador da comissão criada pela Câmara para acompanhar o desastre ambiental de MarianaSamarco afirma que segunda barragem não se rompeu, mas sofreu erosãoPesquisadores vão elaborar relatório independente sobre danos ambientais no Rio DoceVídeo mostra mortandade de peixes no Rio Doce, em ResplendorEmoção marca volta às aulas de alunos afetados por rompimento de barragemCrianças vítimas da tragédia em Mariana voltam às aulasA primeira delas é para a reconstrução das cidades destruídas pela avalanche. "Já tomamos algumas medidas concretas. Eu assinei uma portaria autorizando os municípios que tenham máquinas do PAC Maquinas a colocar a disposição dos municípios, famílias e comunidades atingidas pela tragédia. Essas máquinas são usadas para obras dos assentamentos, estradas vicinais. Então estamos autorizando as prefeituras, agora, a utilizarem esses equipamentos no apoio a famílias e comunidades atingidas", afirmou.
Agricultores familiares também terão a dívida perdoada. "Vamos, junto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, cadastrar as famílias atingidas e o levantamento de agricultores e agricultores familiares que receberam o Pronaf para que possamos levar a eles o nosso programa de seguro no sentido de que eles tenham a sua dívida perdoada na medida em que as casas tenham sido completamente atingidas por essa tragédia", disse.
.