Leia Mais
Abastecimento de água é restabelecido em Governador Valadares, Região do Rio DoceEstação de tratamento começa a ser abastecida em Governador ValadaresVazão do Rio Doce diminui e lama fica mais concentrada em Governador ValadaresSamarco assina acordo com MPMG para garantir abastecimento de água em GalileiaNo Garfo Clube, que fica na Ilha dos Araújos, a segunda-feira foi de manutenção. Dessa vez foi possível usar a água do SAAE para tratar as piscinas. A gerente do clube, Valéria Cerqueira, explicou que havia um rodízio, usando o líquido de uma para limpar a outra. “Por conta disso, conseguimos manter o clube funcionando.
Se nas áreas mais baixas a situação vai melhorando, nos morros, a dificuldade persiste. Ontem, cerca de 2 mil pessoas aguardavam o início da distribuição de um carregamento de água mineral, na porta do Centro Espírita Nosso lar, no Bairro Turmalina, um dos 14 pontos de entrega. A aposentada Maria das Graças Soares, de 68, disse que na casa dela até chegou a entrar uma quantidade mínima de água, mas que não deu praticamento para nada.
Na residência da dona de casa Rosineia Martins, de 24, as torneiras continuam secas. Por volta das 12h30, ela estava impaciente na fila da água mineral. “Estou aqui desde as 8h30. Somos sete pessoas onde moro e está todo mundo dizendo que a água não presta”, protesta. A aposentada Neuza Batista, de 61, promete continuar pegando água mineral no Turmalina todos os dias enquanto ainda tiver disponibilidade. “É a garantia que poderemos beber sem passar mal ou ficar doente”, diz ela.
POTÁVEL Segundo a Prefeitura de Governador Valadares, laudo emitido pela Copasa garante que a água é potável, de acordo com os padrões nacionais exigidos. A prefeitura também informa que não foram identificados metais pesados nas amostras colhidas. “Não há como distribuir água para toda a população sem a garantia de que a água tem condições ideais para consumo humano. O abastecimento só foi reestabelecido quando tivemos a garantia de que era possível tratar a água.
A prefeitura também informou que naturalmente os primeiros atendidos serão moradores de partes mais baixas, para, em seguida, os bairros altos terem o atendimento completo, com previsão de quatro dias para regularização. Sobre a água mais amarelada, o SAAE informou que é normal que isso ocorra por conta de resíduos nas caixas vazias e também na rede de tubulação parada.
BARRAGENS Segundo a prefeitura, a situação das barragens da Samarco em Mariana, “ainda é instável e outros prejuízos podem ser causados ao Rio Doce”. Em nota, informa ainda que junto com o Ministério Público “mantém o contato permanente com a empresa responsável pra garantir que a obra se efetive o mais rápido possível” e que o Rio Suaçuí Grande passará a ser segundo manancial responsável por abastecer a cidade..