Mariana - Ao contrário da população de Bento Rodrigues, que terá de se mudar para um lugar longe do povoado original, destruído pela lama da Samarco, os moradores de Paracatu de Baixo querem a reconstrução das cerca de 80 casas do lado das originais em ponto mais alto e seguro. Em reunião na manhã desta terça-feira no clube da Vale, em Mariana, os moradores votaram, de forma quase unânime, pela reconstrução da comunidade perto de onde a lama de rejeitos do rompimento da barragem da Samarco passou, no último dia 5, destruindo quase todo o distrito.
Leia Mais
Estudantes de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo vão para escola de MarianaImagem de Santa Rita fica intacta após destruição causada pela lama em Paracatu de BaixoSamarco promete que atingidos podem definir local para reconstrução de distritos até abrilMinistério Público Federal vê ameaça em Paracatu após tragédia em MarianaBuscas por corpos da tragédia de Mariana se concentram em três regiõesGrupo de moradores de Mariana planeja manifestação em defesa da SamarcoMais famílias de Bento Rodrigues deixam hotéis e vão para casas alugadas em MarianaA reunião foi presidida pelo prefeito de Mariana Duarte Júnior e com a presença da Defesa Civil, secretários, assistentes sociais e OAB. Uma comissão de moradores foi eleita e terá um encontro com a Samarco ainda na tarde desta terça-feira. "Nosso objetivo é dar celeridade ao processo para que as cerca de 300 pessoas possam saber onde vão morar", afirmou o prefeito.
Paracatu de Baixo, assim como Bento, foi uma das comunidades mais destruídas pela lama. "Lá não tem água, luz, sobrou quase nada, só as casas mais altas. No centro está tudo na lama ainda, tentaram abrir um caminho, mas não dá pra voltar", disse o lavador Edson Teotônio..