Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e bombeiros voltarão na manhã desta quarta-feira a Bento Rodrigues para acompanhar oito famílias que vão buscar móveis e outros pertences no distrito destruído pela lama no último dia 5. O trabalho precisa do acompanhamento das equipes pelo risco que ainda há no local. Há previsão de chuva para a cidade hoje.
A dona de casa Maria Aparecida dos Santos, de 57 anos, diz que há dias eles vêm aguardando uma sinalização positiva para retornar a Bento Rodrigues porque querem buscar o que ainda é possível retirar, como geladeiras, armários e pertences menores.
Ela mora na região desde os 13 anos, e em Bento Rodrigues, há mais de 30. A casa de sua mãe, na parte alta da cidade, não foi destruída. No domingo ela voltou ao local para buscar as galinhas e levá-las para o abrigo de animais. Nesta quarta, Maria Aparecida retorna ao local com o irmão para recolher pertences, enquanto seu marido vai ao imóvel do casal, na parte baixa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mariana, Welbert Stopa Ferreira, a equipe que acompanha as famílias é formada por cerca de 20 pessoas. Além dos três órgãos, há policiais militares, funcionários da Samarco, psicólogos e assistentes sociais da prefeitura.
O posto de comando que integra as autoridades na cidade havia solicitado o cadastramento das famílias cujas casas não foram atingidas pela lama para a retirada de móveis e pertences pessoas. São entre 20 e 30 imóveis nessas condições.
Os objetos retirados serão acomodados em 20 containers alugados pela Samarco, que já estão na área da empresa, que também liberou 20 caminhões-baú, com três carregadores para ajudar no transporte. Considerando que choveu na cidade, a entrada só será permitida se não houver riscos para moradores e equipes.
Depois que todos os bens forem retirados, a Guarda Municipal vai fazer um boletim de ocorrência e os moradores assinarão um termo mostrando que têm ciência do que está sendo levado. Outras 20 famílias devem voltar a Bento para buscar os pertences e a previsão é de que até sexta-feira o trabalho seja concluído. Os animais resgatados nos imóveis estão em um abrigo em Mariana.