Moradores de Uberaba, Região do Triângulo Mineiro, estão sem o abastecimento de água desde a madrugada desta quarta-feira devido a um problema operacional dentro da Estação de Tratamento (ETA). De acordo com o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento do município (Codau), um dos insumos do tratamento, o sulfato de alumínio líquido, não foi entregue pela empresa fornecedora – Bauminas Química Ltda – dentro do prazo estipulado.
Leia Mais
Prefeito promete obras para acabar com alagamentos na Região Nordeste de BHChuva alaga Instituto de Educação de Minas Gerais, no Centro de BHQuase duas semanas depois, moradores de Barra Longa ainda sofrem com lama da SamarcoNo Espírito Santo, rejeitos da Samarco avançam pela hidrelétrica de MascarenhasA empresa fornecedora garantiu que ainda hoje (quarta-feira), no final da tarde um carregamento com o sulfato de alumínio chegará a Uberaba. O Codau calcula que serão 12 horas de interrupção no tratamento da água. Assim, que o produto químico chegar, imediatamente a ETA voltará a operar para produzir e distribuir água para a cidade. Entretanto, haverá uma repercussão no sistema de reservação, por um período mínimo de três dias.
Este intervalo será o tempo de recuperação do sistema de reservação até que toda a cidade volte a receber água de forma homogênea. Por isso, o Codau alerta que a população deve imediatamente adotar medidas severas de controle da água reservada nas caixas de água domésticas, até que a situação seja completamente normalizada.
A direção do Codau lamentou os fatos e disse que está trabalhando para solucionar este problema operacional o mais rápido possível, mas o sistema deverá ter repercussão no abastecimento por 3 a 4 dias..