Jornal Estado de Minas

Pela primeira vez mulher chefiará Polícia Civil em Minas Gerais


Pela primeira vez, a Polícia Civil de Minas Gerais será comandada por uma mulher. A delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano assumiu o comando da corporação no lugar do delegado Wanderson Gomes da Silva, que chefiava a PC desde janeiro, quando o governador Fernando Pimentel (PT) começou a gestão à frente do governo de Minas. Andrea Vacchiano estava na chefia do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) desde março e começou a carreira em 1990.

Ela já comandou a Delegacia de Mulheres em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e também o 1º Departamento da PC, que é responsável pela capital mineira. Também já foi Superintendente de Planejamento e Gestão da Polícia Civil. O novo-chefe adjunto também foi nomeado. É o delegado-geral João Otacílio da Silva Neto, que chefiava a regional da PC em Ipatinga. Ele substitui Marcos Silva Luciano.

Em nota, o ex-chefe Wanderson Gomes agradeceu o governador Fernando Pimentel e desejou sorte à nova responsável pela Polícia Civil em Minas, mas também deixou um recado sobre a necessidade de melhorias na polícia.
"Mesmo sem as condições ideais de trabalho, os nossos profissionais se desdobram num esforço diário em favor da nossa instituição e da segurança pública em Minas Gerais", afirma. .