O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas, coronel Luiz Henrique Gualberto, tranquilizou nesta sexta-feira os parentes de desaparecidos em Mariana, na Região Central de Minas, e garantiu que as buscas vão continuar por tempo indeterminado. Segundo ele, 42 militares estão envolvidos nos trabalhos e, a partir de amanhã, o efetivo terá o reforço de bombeiros de outras cidades de Minas.
A partir deste sábado, representantes das famílias dos desaparecidos poderão participar das reuniões diárias dos bombeiros com a Samarco. Os parentes das vítimas serão levados para o posto de comando dos bombeiros montado na sede da empresa.
Lá eles terão acesso a fotografias de veículos e máquinas encontradas nas buscas. Para as famílias, o ponto onde eles foram localizados pode direcionar os bombeiros na procura dos corpos.
Parentes dos desaparecidos decidiram que somente vão deixar Mariana depois da localização de todas as vítimas. Mesmo quem tiver o parente encontrado permanecerá na cidade em solidariedade aos demais.
Já a mineradora informou que vai continuar oferecendo recurso para os militares e Defesa Civil trabalharem. Gualberto revelou que vai pesquisar novas tecnologias para auxiliar nas buscas, como a utilização de uma sonda de localização de resíduos sólidos.