Leia Mais
Vaquinha da Rua Leopoldina amanhece pintada em protesto ao desastre ambiental de MarianaMunicípios mineradores estão em estado de tensãoBombeiros asseguram que buscas por desaparecidos em Bento Rodrigues vão continuar Vídeo: moradores fazem viagem virtual a Bento Rodrigues, com o Google Street View"Ecocídio" atinge área de preservação maior que perímetro da Avenida do ContornoSem notícias e desesperados, parentes dos 11 desaparecidos pedem que buscas continuemA tragédia decorrente do rompimento da barragem do Fundão, em 5 de novembro, aumentou em 60% a assistência farmacêutica do município. Alguns medicamentos, principalmente para hipertensão e diabetes, começaram a faltar.
A notícia da doação trouxe alívio para os moradores, que terão medicamentos durante os próximos três ou quatro meses, segundo o secretário.
De acordo com o secretário, que é irmaõ do prefeito Duarte Júnior, em duas semanas da tragédia a farmácia do Centro de saúde atendeu 900 pessoas a mais do que o normal.
Além da doacão feita pela rede de drogarias, o Lions Clube doou R$ 25 mil em medicamentos de urgência, injetáveis que também estavam com os estoques baixos.
Os atendimentos clínicos aumentaram muito, segundo o secretário, tanto por conta das vítimas em estado de choque, como pela quantidade de pessoas com fraturas.
O secretário afirma que foi criado um setor de assistência médica para atender exclusivamente às vítimas de tragédia. Ele disse, ainda, que os medicamentos de uso controlado, que são mais caros e não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão sendo comprados pela Samarco.
A secretaria fez um levantamento dos medicamentos que estavam em baixa no estoque – 25 itens – que chegaram nesta sexta-feira à cidade em um caminhão da rede de drogarias..