De boné, short, camiseta e filtro solar, 450 corredores percorreram neste sábado cinco quilômetros, em três voltas dentro do Parque Municipal, ilha verde no Centro de BH. A 1ª Corrida Contra o Câncer (Oncorrida) foi promovida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Hospital das Clínicas (HC). O objetivo foi alertar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis como prevenção ao câncer.
Depois dos adultos foi a vez da meninada. Cerca de 25 crianças percorreram a distância de 100 metros. “Hábitos de alimentação saudáveis e atividade física são muito importantes na prevenção. O ideal é que a população se exercite todo o dia por meia hora. Uma caminhada leve já vale”, alerta Isabela Valle, estudante do 6º período de medicina e uma das organizadores da Oncorrida.
O câncer de pele, de mama (no caso das mulheres) e pulmão ( nos homens) estão entre os tipos mais comuns da doença. Durante a corrida uma nutricionista conversou com a população sobre a importância de se manter uma dieta saudável, priorizando alimentos que ajudam na prevenção, como é o caso do tomate, e evitando aqueles que podem potencializar os riscos, como os embutidos. Com o sol escaldante das últimas semanas e proximidade do verão, Isabela Valle chama atenção também para a importância da prevenção. “O filtro solar deve ser reaplicado de quatro em quatro horas”, reforça.