Pará de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, é o município mineiro com maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no estado. De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde, em cada 100 residências do município, 6,9% têm infestação do Aedes aegypti, o que confirma risco de surto da dengue. Além de Pará de Minas, Bom Despacho, com índice de 5,2%, e Governador Valadares, com índice de infestação de 4,9%, são outros municípios mineiros onde o problema da dengue é grave.
De acordo com a classificação do LIRAa, municípios com índice de infestação inferior a 1% estão em condições satisfatórias. De 1% a 3,9%, a classificação para estado de alerta. E, acima de 4%, o município é incluído na relação de locais com risco de surto da doença. Este ano, 199 municípios brasileiros participaram do LIRAa, que é feito nas capitais, municipios de regiões metropolitanas, municípios com mais de 100 mil habitantes e municípios de fronteira ou com grande fluxo de turistas.
Em Belo Horizonte, o índice de infestação é de 0,6%, considerado normal, mas o número de casos da doença preocupa. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a novembro foram registrados 15.430 casos de dengue na capital, número cinco vezes superior aos 2.859 casos registrados no mesmo período do ano passado. O índice de infestação também cresceu, passando de 0,4%, em 2014, para 0,6% neste ano..