Com dezenas de milhares de compartilhamentos nas redes sociais, a capa do Estado de Minas, construída a partir de adaptação de trechos de um dos maiores sucessos da Legião Urbana, viralizou na internet. No Twitter (@em_com e @portaluai), o Estado de Minas aparece em terceiro lugar no trending topics (assuntos mais comentados) do Brasil. A publicação foi vista por mais de 45 mil pessoas no microblog e teve mais de 7 mil engajamentos, entre retuítes e outras interações. No Facebook, até o início da noite, foram mais de 106 mil compartilhamentos e mais de 11 milhões de pessoas alcançadas.
A capa do jornal também viralizou em centenas de grupos de WhatsApp e fez sucesso no perfil do jornal no Instagram (@emimagem).
Nos comentários, os leitores destacaram a manchete: "Nas praias, nos rios, no Senado... Sujeira pra todo lado. Que país é este?". Além desses destaques, outros títulos também foram escritos a partir de trechos da letra de Renato Russo, em trabalho produzido pelas equipes da primeira página e da arte do jornal. A frase "Que país é este?", proferida pelo ex-governador mineiro Francelino Pereira quando era líder do partido governista Arena nos anos 1970, foi utilizada por Russo no repertório de sua primeira banda, Aborto Elétrico, e gravada pela Legião Urbana no disco Que país é este 1978/1987.
Nos perfis oficiais do EM (www.facebook.com/estadodeminas) e do Portal Uai (www.facebook.com/Portaluai), centenas de leitores lembraram os casos de corrupção, o descaso e criticaram a situação do país. "O Brasil está mesmo representado na lama contaminada que afeta Minas Gerais, o Espírito Santo, chega às praias da Bahia e fere todo o sentimento de brasilidade", disse Rita Maria Faria, no perfil do Estado de Minas. "A capa de hoje representa o que muitos brasileiros pensam", comentou o leitor Antonio Rolim (@RolimSyl), no Twitter.
O nome do jornal Estado de Minas também permaneceu na manhã de quinta-feira nos trending topics de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. "A capa, além de continuar destacando a maior tragédia ambiental da história, também representa tentativa de sintetizar uma indignação coletiva que vem de décadas e, infelizmente, continua cada vez mais atual", comenta o diretor de Redação do Estado de Minas, o jornalista Carlos Marcelo Carvalho, também autor da biografia "Renato Russo, o Filho da Revolução", lançada em 2009.
Capa de hoje do Estado de Minas. As previsões dos profetas do rock, como Renato Russo, continuam se materializando. pic.twitter.com/wI1fWKu4OK
%u2014 CBN Brasília (@cbnbrasilia) 26 novembro 2015
Capa do Jornal Estado de Minas relaciona música a realidade.
https://t.co/ZGyNdieVtV pic.twitter.com/RZTQkqqVSy
%u2014 AcontecendoAqui (@acontecendoaqui) 26 novembro 2015
A capa do Estado de Minas revela o que todos nós queremos expressar. #EstadodeMinas pic.twitter.com/zyY3rFmvBc
%u2014 Gustavo Farache (@GustavoFarache) 26 novembro 2015
Capa genial do Estado de Minas, com os versos de Renato Russo (inclusive nos títulos menores) pic.twitter.com/QcOotLtQLG
%u2014 Wellington C Saraiva (@WSarai) 26 novembro 2015
Gostaríamos de compartilhar essa capa triste, mas fenomenalmente épica, do Estado de Minas de hoje. pic.twitter.com/PQwzdkWepM
%u2014 CapiléCult (@capile_cult) 26 novembro 2015
Parabéns ao Estado de Minas, uma das melhores capas da história do jornalismo. pic.twitter.com/yFymPFp3Yn
%u2014 José Ilan (@joseilan) 26 novembro 2015