Jornal Estado de Minas

Minas ganha programa de educação ambiental

O meio ambiente está na ordem do dia para alunos do sétimo ao nono ano de escolas de Brumadinho, Itabirito, Moeda e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os jovens poderão se inscrever no programa Minha galera faz eco, lançado ontem pela Coca-Cola FEMSA Brasil, em parceria com o Estado de Minas, para disseminar a importância da preservação ambiental. O tema da primeira edição, que terá início no primeiro semestre de 2016, será água. Além do ambiente escolar, a meta é divulgar o conteúdo para a população das cidades participantes.

De acordo com a gestora dos projetos de sustentabilidade da Coca-Coca FEMSA Brasil, Natasha Gabrieli Santos, o objetivo é tornar os jovens, maior foco do projeto, em disseminadores do tema. “A gente acredita que isso somente vai acontecer através da educação. Esses jovens serão os embaixadores da conscientização do meio ambiente dentro das suas comunidades e das suas famílias”, afirmou Natasha, ressaltando a importância do tema água, diante da crise hídrica.

Um dos diferenciais do programa é que a Coca-Cola FEMSA Brasil vai incentivar o desenvolvimento e a implantação de projetos sobre o assunto. “Nosso objetivo é o de sempre fomentar nas comunidades e nos jovens a importância de atitudes sustentáveis. Com isso, o programa reforça nosso compromisso com a questão socioambiental; se cada um fizer a sua parte, podemos construir um mundo melhor”, disse a gerente de comunicação externa e sustentabilidade da empresa, Ana Flavia Rodrigues.

Os alunos participantes deverão elaborar um case com o objetivo de gerar benefícios diretos ao meio ambiente – incluindo questões de economia, reutilização ou recuperação de fontes de água – com impactos positivos na comunidade, município ou estado.
Eles contarão com um tutor on-line, que tirará dúvidas e dará suporte ao desenvolvimento do projeto, oferecendo base pedagógica voltada à conservação ambiental e ao tema (artigos, reportagens, vídeos, fotos e links).

PRÊMIOS O Minha Galera faz Eco terá também desafios relacionados ao tema sustentabilidade, como o Ecoquiz, em que as equipes respondem a diversas perguntas e podem conquistar medalhas virtuais, de acordo com a pontuação atingida. Ao final do concurso, as medalhas darão direito a prêmios. Como os jovens estão sempre conectados ao mundo virtual, no desafio Sustentaselfie eles deverão postar fotos realizando alguma atividade sustentável. Semanalmente, será escolhida a melhor postagem, que receberá pontuação extra..