A água tratada de Governador Valadares, Leste do estado, está dentro dos padrões para metais pesados descritos na Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde. O Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) divulgou nesta sexta-feira o resultado das análises preliminares realizada pela Comissão Técnica Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do campus de Valadares.
Leia Mais
MPES recomenda que população não use água captada do Rio DoceResultados de testes da água do Rio Doce fazem MP cobrar transparência Análise do Serviço Geológico do Brasil aponta que não houve aumento de metais pesados na água do Rio DoceFalta d'água ainda castiga cidades no Leste de Minas Gerais por causa do Rio DocePara as amostras de água bruta coletadas diretamente no rio e nos sedimentos, constatou-se, preliminarmente, a presença de metais, inclusive os classificados como metais pesados segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), os quais estão acima do padrão estabelecido pela Deliberação DNC Copam/CERH-MG.
A comissão de professores da UFJF concluiu que o processo de tratamento da água executado pelo Saae consegue eliminar os metais localizados na água bruta e sedimentos. O parecer científico final dos professores será apresentado na segunda-feira com todas as conclusões acerca das análises laboratoriais..