Leia Mais
Mais uma audiência na Câmara de BH debate políticas de proteção aos animaisDonos de pets reivindicam acesso dos animais as áreas verdes de BHCPI vai vistoriar comercialização de animais no Mercado Central de BHLojas que vendem animais podem ser multadas no Mercado Central de BHMercado Central vai recorrer de liminar que proíbe venda de animaisJustiça suspende venda de animais no Mercado Central de Belo HorizonteBlitz vê irregularidades na venda de animais no Mercado CentralDe acordo com Adriana, cerca de 20 espécies de animais são comercializadas no estabelecimento. “Esses animais estão próximos a barracas que vendem alimentos, como queijos, e isso é incompatível do ponto de vista sanitário, com risco à saúde pública”, destacou. A ativista lembrou a Lei municipal 7852/1999, que proíbe a entrada de pessoas com animais em mercados e similares.
Ainda, de acordo com ela, o acondicionamento e exposição dos animais na área do mercado destinada à atividade fere a Resolução 1069/2014 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Adriana denuncia que os bichos sofrem maus-tratos, já que ficam exposto em local de grande movimento de pessoas. “Para os filhotes, o toque de crianças não faz bem.
Durante o protesto, os cerca de 100 participantes exibiram faixas, cartazes e vestiram fantasias de cachorro, gato e passarinho. Com uso de um megafone e apitos eles tentavam conscientizar as pessoas para que não comprassem os animais no mercado. Motoristas e passageiros que circulavam nas vias próximas apoiaram o protesto, muitos deles promovendo um buzinaço. A administração do estabelecimento foi procurada, mas a telefonista disse que somente na segunda-feira o setor volta a funcionar.
.