Uma equipe de inspeção naval da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis), com três embarcações da Marinha, realiza operação de busca e resgate no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, para localizar cinco desaparecidos, entre eles mineiros, após o naufrágio da traineira Minas Gerais, nas proximidades da Ilha dos Meros, na Baía da Ilha Grande. Os bombeiros do Quartel de Angra dos Reis também participam das buscas.
Leia Mais
Cicatrizes do desastre em Angra dos Reis ainda marcam a memória Angra dos Reis ganha mapa de risco inédito para prevenção a desastres naturaisBombeiros e Marinha seguem nas buscas por mineiros desaparecidos em AngraArantina para em busca de notícias dos cinco moradores desaparecidos em naufrágio no RioChuva forte impede retomada das buscas por mineiros desaparecidos no mar'Foi do nada. O barco foi fazer uma curva e tombou de uma vez', conta sobrevivente do naufrágio em AngraAté o momento, o 1º Distrito Naval não informou o tipo de atividade para a qual a embarcação era utilizada. A Marinha informou ainda que um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, será instaurado para apurar "as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido".
Segundo as primeiras informações, as pessoas desaparecidas estavam na traineira Minas Gerais. As traineiras, barcos usados normalmente para a pesca artesanal por moradores de Angra, também servem para passeios turísticos nos fins de semana e feriados, quando são alugadas por turistas.
Segundo informações do gerente operacional da TurisAngra, Thiago Miguel, o grupo de turistas de Arantina, cidade no Sul de Minas, embarcou na traineira na Praia do Machado no início da noite. O objetivo era chegar a um local de pesca esportiva entre a Ilha dos Meros e Ilha Grande. Quando o grupo embarcou, o mar estava calmo, embora existisse alerta para a chegada de um vento forte vindo do Sul.
Quatro barcos saíram para socorrer os náufragos, resgatando de imediato seis pessoas. Outro passageiro do barco também conseguiu se salvar.
Um navio patrulha da Marinha seguiu para o local do naufrágio, para auxiliar nas buscas. O tempo na região é muito ruim, o que pode ter contribuído para a naufrágio.
.