Ela matou gente, árvores e peixes, desabrigou famílias, barrou o abastecimento de água em muitas cidades mineiras e do Espírito Santo, desmoronou joias arquitetônicas do período barroco e seguiu rumo ao Oceano Atlântico para causar novos estragos. Protagonista do maior desastre ambiental no país, que lama é essa que vazou da Barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, na Região Central, e abriu não só um caminho de destruição como criou um cenário de perplexidade por todo canto?
Leia Mais
Repovoamento do Rio Doce deve começar depois das chuvas de verãoOnze inquéritos apuram responsabilidades pelo rompimento de barragem da SamarcoJustiça manda Samarco fazer plano de emergência para barragens que restaram em Bento RodriguesVale se manifesta 22 dias depois do desastre e anuncia fundo para revitalizar Rio DoceFamílias de Paracatu de Baixo vão conhecer áreas para reconstrução do subdistrito de MarianaSamarco fecha acordo para estender estabilidade de empregados e pagamento a ribeirinhosDilma diz que ação irresponsável provocou "maior desastre ambiental da história do Brasil"BHP diz que ainda não foi formalmente notificada sobre ação judicial no BrasilSamarco terá que limpar lama que vazou de barragem, diz MPInstabilidade de barragens ameaça hidrelétrica em MinasLama vira palavra maldita após destruição de Bento RodriguesServidores são investigados por irregularidades em emissão de licençasAinda não há laudo conclusivo sobre a composição da lama, que, em sua essência, resulta da mistura de rejeitos de minério de ferro, argila, areia e água. Instituições de vários calibres dos dois estados, e também federais, avaliam o material. Nesta semana, a UFMG deverá apresentar a primeira análise, informa o coordenador do Projeto Manuelzão da Faculdade de Medicina, Marcus Vinícius Polignano.
SEM CIMENTO No meio desse tsunami de sujeira, os especialistas ressaltam que a lama não vai virar "concreto" no meio ambiente ou "cimentar" a natureza, embora seu aspecto mostre isso quando exposta ao sol. Na verdade, pelo alto grau de inércia, os sedimentos vindos com a lama irão causar o assoreamento da calha dos rios, com sérios impactos na fauna e flora. Por conter muito ferro, o sedimento se solidifica sob sol e racha, mas basta jogar um pouco d'água para a superfície virar lama novamente.
.