Sydney, 30 - A BHP Billiton afirmou que ainda não foi formalmente notificada sobre a ação civil planejada pelo governo do Brasil contra a companhia, a Vale e a joint venture entre elas, a Samarco Mineração, por causa do rompimento da barragem em Mariana no início deste mês. Em um comunicado enviado por e-mail, a BHP afirmou que vai "avaliar a ação assim que ela for aberta".
Leia Mais
Samarco terá que limpar lama que vazou de barragem, diz MPRecuperação de áreas atingidas pela lama da Samarco pode durar até 30 anosDilma diz que ação irresponsável provocou "maior desastre ambiental da história do Brasil"Na sexta-feira (27) a Vale e a BHP afirmaram que vão criar um fundo voluntário para ajudar a reabilitar o sistema hídrico do Rio Doce, mas não informaram quanto em dinheiro estará disponível. Centenas de pessoas ficaram sem casa e pelo menos 11 morreram depois de a lama liberada pela barragem encobrir comunidades inteiras.
Segundo a BHP, a Samarco está trabalhando com autoridades do governo para realocar para casas alugadas as pessoas que estão em acomodações temporárias, o que deverá acontecer até fevereiro. A Samarco e autoridades locais também estão avaliando a qualidade da água do Rio Doce, afirmou a BHP. Fonte: Dow Jones Newswires..