A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que está investigando um caso de microcefalia e a relação da doença com o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a prefeitura, uma criança nasceu com a enfermidade, na Maternidade Sofia Feldman, na capital.
Leia Mais
BH em alerta para possíveis casos de febre chikungunya e do zika vírusMinas Gerais investiga 28 casos de microcefalia associada ao zika vírusPontos de BH tem quantidade de ovos de Aedes aegypti três vezes maior que em 2014Especialistas cobram medidas contra o zika vírus em Minas GeraisSecretaria de Saúde investiga 11 casos de microcefalia em MinasAssustadas com surto de microcefalia, grávidas cancelam viagens para o NordesteOMS emite alerta mundial para zika virus e sugere até o isolamento de pacientesMinas investiga se três casos de microcefalia têm relação com zika vírusA secretaria informou ainda que o hospital foi orientado a seguir o protocolo de rotina para os casos de microcefalia, com a realização de exames para rubéola, toxoplasmose e citalomegalovirus.
Os serviços de atendimento de gestantes e recém-nascidos devem adotar os procedimentos de rotina. Já as esquipes de saúde das regionais da capital estão sendo treinadas para lidar com a doença.
Além do Zika, que por enquanto não foi registrado na capital, o Aedes aegypti é transmissor da dengue e da chikungunya