Jornal Estado de Minas

'BH e região metropolitana estão unidas pela preservação ambiental', diz Délio Malheiros

O prefeito de Belo Horizonte em exercício e secretario de Meio Ambiente, Délio Malheiros, afirmou na manhã desta terça-feira, durante a assinatura do Protocolo de Intenções que cria o primeiro Corredor Ecológico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que a capital e as cidades que compõem a Grande BH estão unidas pela preservação ambiental.

"Estamos fazendo nossa parte em relação às mudanças climáticas. Cada um fazendo isto, poderemos mudar o nosso planeta. O papel dos municípios é muito importante e é preciso fazer políticas verdadeiras para que isso funcione", afirmou Malheiros.

Conforme o em.com.br adiantou na segunda (30), Governo de Minas e prefeitura de Belo Horizonte criaram um protocolo de intenções para a criação do Corredor Ecológico do Complexo Ambiental da Serra do Curral. De acordo com o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), a área de preservação irá interligar as unidades de conservação da serra, que é cartão postal da capital mineira.

O trabalho reunirá o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação Municipal de Parques de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima. Ainda conforme o Sisema, a primeira das ações será a criação de um grupo para definir o plano de trabalho, o cronograma de execução, metas, atividades e recursos necessários.

O Complexo ligará as unidades de conservação inseridas na região da Serra do Curral, entre elas os Parques Municipais Serra do Curral e Mangabeiras e o Parque Estadual Mata da Baleia. O prazo previsto para a implantação é 05 de março de 2016..