Caso a Samarco não consiga arcar com os custos do desastre ocorrido em Minas Gerais, a Vale e a BHP, os acionistas controladores da empresa, vão dividir os custos em partes iguais, afirmou o consultor geral da Vale, Clovis Torres, em entrevista a jornalistas nesta terça-feira, 1º. "Imagino que vamos dividir os custos", disse.
Leia Mais
MP estuda cobrar Vale e BHP em caso de falência da SamarcoMoradores de Bento Rodrigues voltam ao povoado para resgatar o que sobrou da catástrofePromotor quer incluir Vale e BHP Billinton em ações de indenizaçãoVale não se considera responsável pelo desastre em MarianaDepoimentos reforçam falhas no plano emergencial para minimizar desastre em MarianaFeam admite discrepância entre real volume de barragem em Mariana e dados oficiaisSobreviventes da tragédia de Mariana relatam saques em Bento RodriguesSamarco acelerou ampliação da capacidade da barragem que estourouIbama indica que 15 km² foram devastados pela lama da barragem, mas traz dados conflitantesO presidente da Vale começou a coletiva falando do acidente em Mariana, assim como iniciou a apresentação para investidores, ressaltando as mortes, os desabrigados e os "efeitos importantes" no meio ambiente. "Temos convicção de que o time da Vale dará todo o apoio para a Samarco", afirmou.
A empresa ainda não foi notificada oficialmente sobre a ação judicial movida pelo governo e não sabe seu conteúdo, disse o executivo. A Advocacia Geral da União quer a criação de um fundo de R$ 20 bilhões pela Vale, a BHP e a Samarco e deu entrada com uma ação nessa segunda, 30. Ferreira disse que ficou sabendo mais detalhes da ação por meio da imprensa.
A Vale, garantiu ele, já se preocupava com o rio Doce, que já estava bastante deteriorado, antes do acidente com a barragem.
Questionado por um jornalista sobre se o fato de o rio já estar degradado antes do rompimento da barragem iria ser usado como uma justificativa pela empresa para minimizar o impacto do evento, Ferreira afirmou que não. "O evento que é de responsabilidade da Samarco é um evento, a situação dramática que se encontrava o rio é outro.".