(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos fazem protesto contra mudança de cursos em centro universitário de BH

Estudantes do Uni-BH ocuparam parte do prédio da instituição, na campus Lagoinha, em oposição à medida que muda aulas de local


postado em 02/12/2015 20:48 / atualizado em 03/12/2015 12:06

"Vamos ficar, resistir e ocupar! Educação não é mercadoria e o Uni somos todos nós!", diz a página do grupo (foto: Facebook/Reprodução)
Dezenas de alunos do Uni-BH fizeram um protesto, na noite desta quarta-feira, ocupando o prédio do centro universitário, no campus Diamantina, no Bairro Lagoinha, Região Noroeste de Belo Horizonte. A manifestação é um ato de oposição à mudança de 11 cursos que terão as aulas transferidas para diferentes campus da instituição. A alteração está programada para ser efetivada no próximo semestre letivo.

Em comunicado, na página do centro universitário na internet, a instituição informa que os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais serão transferidos para o Campus Cristiano Machado. Já as aulas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Multimídia, Fotografia, Design, Design Gráfico e Eventos passarão a ser ministradas no Campus Estoril. Na nota, o Uni-BH diz que, neste último, está sendo construído um novo Centro de Produção Multimídia com novos laboratórios para o atendimento aos cursos.

Os estudantes criaram uma petição online para colher assinaturas contra a mudança, que será entregue ao centro universitário. No recurso, os alunos alegam que a direção do instituição não realizou qualquer tipo de consulta à comunidade acadêmica. 'O que aconteceu foi uma comunicação da mudança depois de concluída e fechada, sem nenhuma margem de negociação", diz o texto. "Consideramos impossível pensar num processo de mudança tão impactante sem sequer ouvir os principais afetados, os alunos, na concepção do projeto", argumenta.

Para os estudantes criadores da petição, as alterações podem impactar diretamente na vida dos alunos, podendo até mesmo inviabilizar a conclusão do curso. Na página, os universitários reivindicam a permanência nos campus escolhidos no processo de entrada no ensino superior. "Se as pessoas são tratadas apenas como números pela instituição, ressaltamos que são seres humanos e que, em suas individualidades, precisam ser ouvidos, respeitados e atendidos", conclui.

Na página 'Ocupe o UNI #EstorilNão', no Facebook, muitos alunos criticaram a conduta do centro universitário ao "impor" as mudanças na instituição. "O meu curso irá para Cristiano Machado, mais alguém aqui que foi expulso para lá?", disse uma aluna.

Outra estudante disse que as mudanças são ruins para a maioria dos universitários. "O problema é a mudança sem a opinião dos principais interessados. A maior parte estuda onde estuda por algum motivo ali que o beneficia. Ai vem o grupo e decide realocar a galera. Mesmo que fosse do lado da minha casa, foi uma decisão desrespeitosa. Quando entramos tínhamos a opção de campus e agora que já estamos lá, simplesmente nos tiram esse direito? Como assim... tá errado."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)