Dezenas de alunos do Uni-BH fizeram um protesto, na noite desta quarta-feira, ocupando o prédio do centro universitário, no campus Diamantina, no Bairro Lagoinha, Região Noroeste de Belo Horizonte. A manifestação é um ato de oposição à mudança de 11 cursos que terão as aulas transferidas para diferentes campus da instituição. A alteração está programada para ser efetivada no próximo semestre letivo.
Em comunicado, na página do centro universitário na internet, a instituição informa que os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais serão transferidos para o Campus Cristiano Machado. Já as aulas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Multimídia, Fotografia, Design, Design Gráfico e Eventos passarão a ser ministradas no Campus Estoril. Na nota, o Uni-BH diz que, neste último, está sendo construído um novo Centro de Produção Multimídia com novos laboratórios para o atendimento aos cursos.
Leia Mais
Universidade que cancelou curso deve pagar R$ 13 mil a aluno que já havia se matriculadoUniBH esclarece confusão durante protesto e diz que está aberto ao diálogo com estudantesAlunos organizam nova manifestação contra mudança de cursos em centro universitárioPara os estudantes criadores da petição, as alterações podem impactar diretamente na vida dos alunos, podendo até mesmo inviabilizar a conclusão do curso.
Na página 'Ocupe o UNI #EstorilNão', no Facebook, muitos alunos criticaram a conduta do centro universitário ao "impor" as mudanças na instituição. "O meu curso irá para Cristiano Machado, mais alguém aqui que foi expulso para lá?", disse uma aluna.
Outra estudante disse que as mudanças são ruins para a maioria dos universitários. "O problema é a mudança sem a opinião dos principais interessados. A maior parte estuda onde estuda por algum motivo ali que o beneficia. Ai vem o grupo e decide realocar a galera. Mesmo que fosse do lado da minha casa, foi uma decisão desrespeitosa.