O clima natalino tomou conta da Praça da Liberdade em definitivo, com a inauguração da tradicional decoração, com milhares de luzes e muitas cores. Com o tema “barroco mineiro”, a Alameda Travessia que corta a praça, ganhou iluminação amarela e branca em suas palmeiras e elementos que fazem lembrar o natal, além de anjos barrocos. Entre o antigo e o velho, a novidade deste ano são as projeções mapeadas no Palácio da Liberdade.
Centenas de pessoas já se aglomeravam no Palácio da Liberdade, nos prédios do Circuito Cultural Praça da Liberdade e no coreto da praça, aguardando o momento que as mais de 400 mil lâmpadas luzes seriam ligadas no local, marcando a abertura do principal evento de comemoração natalina na capital. Para entrar no clima, um coral de empregados da Cemig entoava hinos natalinos que lembravam a magia do natal e divertiam as famílias presentes no local.
"A iluminação toda clara pretende valorizar o lúdico e o barroco, tema do evento neste ano", avalia o coordenador do Natal de Minas, Kelson Dias de Oliveira. Segundo ele, nesta ocasião, houve também uma maior preocupação com a preservação da praça e a casa de Papai Noel foi construída entre os museus da Gerdau e da Vale, no anexo da biblioteca pública. "Dentro da praça temos elementos como presépio colorido, iluminações lúdicas e as árvores de natal com microlâmpadas amarelas e brancas", conta.
O pastor Epitácio José, de 60 anos, que veio de Recife (PE), com sua filha, Janaína Lira, de 39, o marido dela Ricardo Ferreira, de 43, os filhos do casal Heloísa, de 10, e João Ricardo, de 11, além do sobrinho da mulher, Luca, de 4, considerou a iluminação da praça um presente a mais na viagem. “A cidade já é bonita e esse ambiente natalino é especial”. Janaína também aprovou. “Está tudo bonito, um ambiente seguro, familiar”. Ricardo completou: “em Recife não temos uma cultura tão natalina nas ruas, como é no Carnaval”.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável pela decoração, montou uma estrutura especial para ampliar a experiência do público, com conforto e organização, na própria Praça da Liberdade e também nas escadarias dos edifícios históricos e no interior dos centros de cultura, graças à parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e o Circuito Liberdade. Estão programadas projeções de imagens na fachada do Palácio da Liberdade, que terá duas sessões de 10 minutos, às 20h30 e 21h30, de 3 a 24 de dezembro.
O estudante de engenharia Tássio Ribeiro, de 34, levou os filhos Ramon, de 2, e Pedro, de 10 meses, para a inauguração da decoração. “Desde que nasceu o Ramon, venho aqui pelo clima natalino. Esse ano está bem bonito, já que em 2014 achei que a decoração deixou a desejar”.
A auxiliar administrativa Sara Gonçalves, de 28, trabalha próximo à praça e na volta para casa diminuiu o passo para apreciar a iluminação. “Está maravilhoso. Gosto mais de cores, como foi o ano passado, mas desta vez o estilo barroco pediu uma iluminação mais sóbria. Hoje estou sem tempo para contemplar a decoração, mas num fim de semana volto com a família”.
Mais de 600 mil microlâmpadas, além de 8 mil metros de mangueiras luminosas e 3 mil lâmpadas “strobo” estarão espalhadas por todos esses pontos da capital. Só na Praça da Liberdade serão instaladas mais de 400 mil microlâmpadas, mil lâmpadas “strobos” e 530 enfeites, como estrelas, globos e holofotes. O local terá um presépio e uma árvore de natal luminosa.
E não é apenas a Praça da Liberdade que recebe a iluminação festiva da Cemig. O projeto de decoração da empresa, que teve início em 1987, estará presente até 6 de janeiro em frente à sede da Cemig, na Cidade Administrativa, no Palácio da Justiça, no Palácio das Mangabeiras, no Ministério Público e no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.