Jornal Estado de Minas

Bairro Santa Tereza, na Região Leste de BH, ganha um parklet, conhecido como "varanda urbana"

O Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, foi contemplado com mais um parklet, também conhecido como miniparque. Trata-se de uma expansão do passeio público, ocupando duas ou três vagas de estacionamento, com mesas, bancos, cadeiras, jardim e alguns têm até bicicletário, modelo importado de São Francisco (EUA).

O novo parklet fica na Rua Dores de Indaiá, em frente ao número 96, onde funciona um bar. O dono do imóvel, o professor universitário Franz Petrucelli, de 36 anos, conta que sua mulher ficou encantada com as “varandas urbanas” implantadas na Rua Goitacazes, entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Centro, um outro na Avenida Bandeirantes, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul, e um terceiro na Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, Região Leste. O casal mora nos fundos e aluga o espaço do bar na frente. A dona do estabelecimento comprou a ideia e Franz teve autorização da prefeitura para construir o espaço ocupando duas vagas de estacionamento junto ao passeio.

“Ficou um ambiente agradável. As pessoas frequentam e ajudam a cuidar das jardineiras”, conta o professor. Segundo ele, famílias vizinhas estão adotando as jardineiras. “Elas plantam as mudas e ajudam a cuidar”, disse Franz.
O material usado por ele é reciclado. São paletes usados que foram selados, envernizados e pintados.

.