Jornal Estado de Minas

Polícia prende líder do tráfico que foi resgatado por comparsas no Galba Veloso em 2014

A Polícia Civil prendeu, no último sábado (5), Jeferson Ferreira Faria, 38 anos, conhecido como “Lumbrigão”, e considerado braço direito do traficante Luiz Cosme Barbosa, o “Barriga", que já cumpre pena por tráfico de drogas. De acordo com a delegada responsável pelas investigações, Gislaine Rios, Jeferson já tinha passagens por tráfico e posse de arma de fogo, além de ser investigado por um homicídio. Ele é suspeito de liderar a venda de entorpecentes na Favela do Índio, Região de Venda Nova, e em bairros como São Gabriel, Paulo VI e Ribeiro de Abreu.

Ainda conforme a delegada, em junho do ano passado, durante a Copa do Mundo, Jeferson estava escoltado por agentes penitenciários no Hospital Galba Veloso, quando suspeitos invadiram o local, fortemente armados, renderam os agentes e o resgataram. Na semana passada, a polícia chegou até a residência do suspeito, localizada no Bairro Santa Mônica, em BH, onde ele foi preso. "Entendemos que esta prisão tenha um forte impacto, pois ele, ao lado do 'Barriga', coordenam o tráfico em várias localidades da Grande BH", disse a delegada Gislaine Rios.

Segundo os investigadores, Jeferson não assumiu os crimes e disse que ganha seu dinheiro com a venda de cachorros. "Falou que, somente em 2014, faturou cerca de R$ 100 mil neste tipo de atividade", disse a delegada.

Conforme a Polícia Civil, existem dois inquéritos em andamento: um em relação às denúncias de envolvimento com o tráfico e outro em relação ao resgate ocorrido no ano passado. O local para onde "Lumbrigão" será levado ainda não foi divulgado.

RELEMBRE O CASO

Conforme o em.com.br informou, no dia 19 de junho de 2014, quatro homens armados e encapuzados invadiram o Hospital Galba Velloso, no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, e resgataram um preso que estava em tratamento e escoltado por dois agentes penitenciários. Os bandidos ameaçaram funcionários e obrigaram os agentes a se despir antes de fugirem com o detento.

Na época, a Polícia Militar informou que os criminosos chegaram por volta de 2h54. Eles renderam o porteiro e funcionárias da enfermagem dizendo que estavam em busca do “Mingau”. Este é um dos apelidos do detento Jefferson Ferreira de Faria, 36 anos, que estava internado na unidade.
Ele estava preso por tráfico de drogas, conforme informou a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Rendidos pelos quatro homens, o agentes foram obrigados a tirar as roupas e entregar a chave da algema para libertar Jefferson. Segundo a PM, os funcionários da segurança ainda foram agredidos com coronhadas na cabeça e precisaram de atendimento no Hospital João XXIII. Bandidos e detento escaparam sem deixar rastros. Os homens ainda levaram o celular de uma das funcionárias do Galba Velloso.

Na data da fuga, a Secretaria de Defesa Social (Seds) informou que detento estava no hospital desde 14 de junho, quando tentou suicídio no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da Gameleira e foi encaminhado ao centro de saúde, referência em atendimento psiquiátrico..