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Estado de Minas

Testes com ônibus elétrico começam na próxima semana em Belo Horizonte

As primeiras viagens serão feitas com a linha 5503 A, que interliga o Bairro Goiânia, na Região Nordeste, ao Centro da capital mineira


postado em 16/12/2015 17:26 / atualizado em 17/12/2015 14:05

O ônibus elétrico K9, da empresa chinesa BYD, já está em BH desde novembro(foto: Divulgação/Viação Torres)
O ônibus elétrico K9, da empresa chinesa BYD, já está em BH desde novembro (foto: Divulgação/Viação Torres)

Belo Horizonte pode voltar a ter ônibus elétricos em suas ruas e avenidas, depois de 43 anos. O coletivo do gênero começa a ser testado no início da próxima semana. O veículo já era para estar em operação, que sofreu atrasos por causa da falta de documentação exigida para fazer o seguro. As primeiras viagens serão feitas com a linha 5503 A, que interliga o Bairro Goiânia, na Região Nordeste, ao Centro da capital mineira.

O ônibus elétrico K9, da empresa chinesa BYD, já está em BH desde novembro, como adiantou o blog Faixa Exclusiva. O coletivo de piso baixo foi cedido à Viação Torres, operadora do Consórcio BH Leste. Ele passou por testes de vistoria da BHTrans. Foram feitas algumas adequações exigidas pela autarquia e foi liberado para rodar. Porém, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraB-BH), a fabricante não enviou a documentação exigida para fazer o seguro. Os documentos chegaram nessa terça-feira.

Estão sendo feitos os últimos ajustes, como a instalação da cadeira do cobrador, da catraca e do validador de cartão BH Bus, para serem iniciados os testes. Segundo o Setra, no início da próxima semana, o ônibus elétrico deve começar a rodar. Durante os trajetos, que são feitos com passageiros como nos veículos comuns, serão realizadas medições de gastos, conforno, autonomia, entre outros quesitos.

Ônibus elétricos não são novidade em BH: os trólebus (coletivos conectados à rede elétrica) foram utilizados na cidade até 1963 e só não voltaram a circular na Avenida Cristiano Machado, na década de 1980, por entraves políticos. Como principais atrativos, a BYD aponta que o elétrico chinês apresentou boa relação custo/benefício em pesquisa internacional sobre mobilidade não poluente. O veículo que será usado na capital mineira é equipado com baterias de fosfato de ferro e tem autonomia de 250 quilômetros.

O elétrico chinês apresentou boa relação custo/benefício em pesquisa internacional sobre mobilidade não poluente(foto: Divulgação/Viação Torres)
O elétrico chinês apresentou boa relação custo/benefício em pesquisa internacional sobre mobilidade não poluente (foto: Divulgação/Viação Torres)


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