Jornal Estado de Minas

Risco de vida

PBH quer impedir que moradores de rua usem Túnel da Lagoinha para dormir

Funcionários da prefeitura precisaram de guindastes para tirar medidas para grades - Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press
A Pre­fei­tu­ra de Be­lo Ho­ri­zon­te pre­ten­de aca­bar no mês que vem com uma pos­si­bi­li­da­de de mo­ra­dia uti­li­za­da com fre­quên­cia pe­la po­pu­la­ção de rua da ca­pi­tal mi­nei­ra, que traz ris­co ex­tre­mo de vi­da pa­ra os pró­prios mo­ra­do­res. As pes­soas es­tão usan­do os vãos en­tre a par­te su­pe­rior do tú­nel da La­goi­nha, des­ti­na­da aos car­ros, e a par­te in­fe­rior, on­de cir­cu­lam os ôni­bus, pa­ra dor­mir e dei­xar per­ten­ces va­ria­dos, mas o aces­so é di­fí­cil e a al­tu­ra com­bi­na­da com o mo­vi­men­to de veí­cu­los cria um ce­ná­rio pro­pí­cio pa­ra tra­gé­dias. A in­ten­ção da pre­fei­tu­ra é co­lo­car gra­des no lo­cal e evi­tar a pre­sen­ça dos mo­ra­do­res de rua, jus­ta­men­te por con­ta do ris­co. A Pas­to­ral de Rua da Ar­qui­dio­ce­se de Be­lo Ho­ri­zon­te sus­ten­ta que es­se é um am­bien­te his­tó­ri­co de mo­ra­dia e que se há quem pro­cu­re dor­mir em um pon­to tão inu­si­ta­do e pe­ri­go­so é por­que fal­tam op­ções mais hu­ma­ni­za­das pa­ra ga­ran­tir a su­pe­ra­ção da si­tua­ção de rua na ci­da­de.

On­tem, fun­cio­ná­rios da PBH es­ti­ve­ram no tú­nel pa­ra ava­liar as con­di­ções dos lu­ga­res ha­bi­ta­dos pe­los mo­ra­do­res de rua e me­dir os es­pa­ços usa­dos atual­men­te. O ob­je­ti­vo é ob­ter in­for­ma­ções pa­ra a cons­tru­ção de gra­des, que vão im­pe­dir o aces­so. A po­pu­la­ção em si­tua­ção de rua apro­vei­ta a op­ção de en­ge­nha­ria usa­da na tran­si­ção en­tre a co­ber­tu­ra do tú­nel dos ôni­bus e o pi­so da par­te de ci­ma, des­ti­na­da aos car­ros. As vi­gas e cha­pas de aço cria­ram es­pa­ços que se as­se­me­lham a pe­que­nos cai­xo­tes. Em um dos la­dos do tú­nel, os 12 lu­ga­res têm um aces­so mais fá­cil, po­rém, mes­mo as­sim pe­ri­go­so.  As pes­soas usam pe­que­nas es­ca­das e pe­da­ços de ma­dei­ra pa­ra tran­si­tar en­tre a par­te de ci­ma do tú­nel e as en­tra­das dos cai­xo­tes.

Já do ou­tro la­do, os ou­tros 12 es­pa­ços fi­cam mais lon­ge de on­de é pos­sí­vel ca­mi­nhar, por­tan­to, nin­guém ocu­pa es­ses lu­ga­res.

Veja os trabalhos da prefeitura no local



Par­ti­ci­pa­ram da ação da pre­fei­tu­ra téc­ni­cos da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas So­ciais, Su­pe­rin­ten­dên­cia de De­sen­vol­vi­men­to da Ca­pi­tal (Su­de­cap), Coor­de­na­do­ria Mu­ni­ci­pal de De­fe­sa Ci­vil (Com­dec) e BHTrans. Co­mo o aces­so ao lo­cal é mui­to di­fí­cil, prin­ci­pal­men­te pe­lo trân­si­to in­ten­so, a BHTrans pre­ci­sou des­viar o flu­xo pa­ra a en­tra­da de um ca­mi­nhão da Su­de­cap equi­pa­do com um guin­das­te. Es­se veí­cu­lo le­vou dois tra­ba­lha­do­res até os cai­xo­tes, que ti­ra­ram as me­di­das ne­ces­sá­rias pa­ra a pro­du­ção das gra­des. A coor­de­na­do­ra do Co­mi­tê de Po­lí­ti­cas pa­ra a Po­pu­la­ção em Si­tua­ção de Rua de Be­lo Ho­ri­zon­te, So­raya Ro­mi­na, dis­se que a ação foi mo­ti­va­da por uma vis­to­ria de 20 de ou­tu­bro da De­fe­sa Ci­vil, que clas­si­fi­cou a área co­mo de al­tís­si­mo ris­co. “Is­so sig­ni­fi­ca di­zer que se al­gum de­les se de­se­qui­li­brar, usar ál­cool ou dro­gas, per­der a ca­pa­ci­da­de mo­to­ra e cair, não tem saí­da que não se­ja a mor­te”, afir­ma.


A res­pon­sá­vel por con­du­zir as po­lí­ti­cas des­ti­na­das aos mo­ra­do­res de rua diz ain­da que, ve­ri­fi­ca­das es­sas con­di­ções, a pre­fei­tu­ra tem que agir e não po­de per­mi­tir a pre­sen­ça na­que­le lo­cal. “Es­ta­mos pre­pa­ran­do uma ação pa­ra en­tre­ga dos per­ten­ces que es­tão no tú­nel e tam­bém es­ta­mos com nos­sas equi­pes mo­bi­li­za­das pa­ra ofe­re­cer to­das as op­ções, co­mo bol­sa-fa­mí­lia, abri­gos, re­tor­no às ati­vi­da­des e ci­da­des de ori­gem e con­ta­to com a fa­mí­lia. Se não qui­se­rem sair da rua, eles têm es­se di­rei­to, mas não po­dem per­ma­ne­cer nos vãos do tú­nel”, com­ple­ta.
A ex­pec­ta­ti­va dos téc­ni­cos da pre­fei­tu­ra é que em cer­ca de um mês já se­ja pos­sí­vel co­me­çar a ins­ta­lar as gra­des. A re­por­ta­gem con­ver­sou com um mo­ra­dor de rua que la­va­va rou­pas em uma mi­na de água den­tro do tú­nel. Ele dis­se que cos­tu­ma dor­mir em ou­tros lu­ga­res, mas co­nhe­ce a maio­ria das pes­soas que dor­mem nos cai­xo­tes. “Real­men­te é mui­to pe­ri­go­so, já te­ve gen­te que caiu. Mas eu não acre­di­to que as gra­des vão re­sol­ver. As­sim que a pre­fei­tu­ra es­que­cer do tú­nel, elas se­rão re­ti­ra­das pe­los mo­ra­do­res”, afir­ma Lu­cia­no de Sou­za, de 40 anos.

A edu­ca­do­ra so­cial da Pas­to­ral de Rua da Ar­qui­dio­ce­se de Be­lo Ho­ri­zon­te, Clau­de­ni­ce Ro­dri­gues Lo­pes, diz que, his­to­ri­ca­men­te, os vãos do tú­nel da La­goi­nha são usa­dos pe­la po­pu­la­ção em si­tua­ção de rua. Ela con­cor­da que fal­ta de se­gu­ran­ça e acre­di­ta que é im­por­tan­te mi­ni­mi­zar os ris­cos, mas cha­ma a aten­ção pa­ra a fal­ta de es­pa­ços mais ade­qua­dos, ca­pa­zes de ab­sor­ver a de­man­da que ocu­pa o tú­nel ho­je. “Se elas fi­cam nes­ses lu­ga­res tão inu­si­ta­dos que a gen­te nem ima­gi­na é por­que fal­tam es­pa­ços de aco­lhi­men­to mais hu­ma­ni­za­do na ci­da­de.
A pre­fei­tu­ra tem in­ves­ti­do mui­to na re­gu­la­ção e con­tro­le do es­pa­ço ur­ba­no, mas fal­ta in­ves­ti­men­to em con­di­ções que pos­si­bi­li­tem a su­pe­ra­ção da con­di­ção de rua, que não se­jam ape­nas pa­lia­ti­vas e emer­gen­ciais”, afir­ma Clau­de­ni­ce.

So­raya Ro­mi­na re­co­nhe­ce a ne­ces­si­da­de de ajus­tes na es­tru­tu­ra dis­po­ni­bi­li­za­da pe­la pre­fei­tu­ra, prin­ci­pal­men­te na quan­ti­da­de de pes­soas que dor­mem em al­ber­gues, por exem­plo, mas des­ta­ca que as 1,1 mil va­gas em abri­gos, re­pú­bli­cas e al­ber­gues são mui­to ex­pres­si­vas e que a es­tru­tu­ra prin­ci­pal de­ve ser man­ti­da. “Te­mos um al­ber­gue on­de dor­mem 400 ho­mens por noi­te. De fa­to, em um es­pa­ço me­nor as pes­soas po­dem ser tra­ta­das mais nas suas in­di­vi­dua­li­da­des, ten­do mais con­di­ções de su­pe­rar a con­di­ção de rua”, com­ple­ta..