Jornal Estado de Minas

NOVIDADE

Ônibus elétrico começa a circular nesta terça-feira em Belo Horizonte

O elétrico chinês apresentou boa relação custo/benefício em pesquisa internacional sobre mobilidade não poluente - Foto: Divulgação/Viação TorresEstá previsto para começar na terça-feira, em Belo Horizonte, o funcionamento do ônibus elétrico chinês BYD K9. Conforme o em.com.br adiantou na última quarta-feira (16), o veículo já era para estar em operação, mas sofreu atrasos por causa da falta de documentação exigida para fazer o seguro. As primeiras viagens serão feitas com a linha 5503 A, que interliga o Bairro Goiânia, na Região Nordeste, ao Centro da capital mineira e Nova Vista/Sion (9105). Inicialmente, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH) tinha informado que o veículo começaria a circular neste sábado, porém,informou que teve problemas com documentos.

De acordo com o Setra, o veículo será colocado em teste pela Viação Torres, operadora do Consórcio BHLeste, que já obteve aprovação de circulação da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

O ônibus elétrico K9, da empresa chinesa BYD, já está em BH desde novembro, como adiantou o blog Faixa Exclusiva. O coletivo de piso baixo foi cedido à Viação Torres, operadora do Consórcio BH Leste. Ele passou por testes de vistoria da BHTrans.
Foram feitas algumas adequações exigidas pela autarquia e foi liberado para rodar. Porém, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), a fabricante não enviou a documentação exigida para fazer o seguro. Os documentos chegaram nessa terça-feira.

Estão sendo feitos os últimos ajustes, como a instalação da cadeira do cobrador, da catraca e do validador de cartão BH Bus, para serem iniciados os testes. Segundo o Setra, no início da próxima semana, o ônibus elétrico deve começar a rodar. Durante os trajetos, que são feitos com passageiros como nos veículos comuns, serão realizadas medições de gastos, conforno, autonomia, entre outros quesitos.

Ônibus elétricos não são novidade em BH: os trólebus (coletivos conectados à rede elétrica) foram utilizados na cidade até 1963 e só não voltaram a circular na Avenida Cristiano Machado, na década de 1980, por entraves políticos. Como principais atrativos, a BYD aponta que o elétrico chinês apresentou boa relação custo/benefício em pesquisa internacional sobre mobilidade não poluente. O veículo que será usado na capital mineira é equipado com baterias de fosfato de ferro e tem autonomia de 250 quilômetros.

 

.