Representantes dos comitês integrantes da Bacia do Rio Doce fizeram, na tarde desta sexta-feira, visita técnica ao subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, área devastada pela lama que vazou no rompimento da Barragem de Fundão, da Mineradora Samarco. Neste sábado, o grupo vai à cidade de Barra Longa e na usina hidroelétrica de Cadonga (UHE Risoleta Neves), em Santa Cruz do Escalvado.
De acordo com a representante do CBH-Piranga, Rogéria Trindade,foram quase quatro horas de visita técnica. "Foi possível constatar os impactos no Córrego Santarem, que cortava o subdistrito. Há ainda uma lâmina fina de água, mas será preciso sua recuperação. Da mesma forma, vamos avaliar as condições da microbacia do Rio Gualaxo do Norte. Temos que entender o que precisa ser feito onde ocorreu o desatre, para conserguimos recuperar os manaciais que fazem parte da Bacia do Rio Doce", explicou Rogéria.
Leia Mais
Expedição 'Missão Mariana' começa nesta quinta-feira com objetivo de traçar metas para recuperar Bacia do Rio DoceLaudos conflitantes sobre metais pesados no Rio Doce aumentam a insegurança para consumoAnálises do CPRM não registram níveis anormais de metais pesados no Rio DocePesquisadores apontam concentração elevada de metais pesados ao longo do Rio DocePela manhã, o grupo participou de debate no auditório do polo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em Mariana, com uma plateia de quase 50 pessoas, entre as quais ambientalistas e biólogos. Rogéria abriu os trabalhos explicando as questões de segurança das áreas afetadas e também da Barragem de Fundão, que está interditada.
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, falou aos representantes de vários municípios da bacia do Rio Doce, sobre a necessidade urgente da recuperação de rios e córregos que integram a bacia, como o Ribeirão do Carmo, na cidade que administra, que ficou comprometido pelos rejeitos da barragem.
O prefeito de Colatina (ES), Leonardo Deptulski, também presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), participou da reunião e da visita técnica, que marcam o início dos trabalhos da “Missão Mariana”, expedição que percorrerá os principais municípios atingidos..